A equipe da Unidade de Saúde da Família do bairro Boehmerwald I, na zona Sul de Joinville, está alcançando resultados positivos com o trabalho realizado junto a idosos com ações preventivas por uma boa saúde.
Formado por médico, enfermeiros, técnicos de enfermagem e Agentes Comunitários de Saúde, o grupo criou uma pauta de palestras que abordam problemas comuns para esse público como quedas, alimentação saudável, sistema cardiovascular, prática esportiva e outras ações em busca de melhor qualidade de vida.
Uma das idealizadoras é a técnica em enfermagem Ana Letícia da Cunha Onofre, que faz curso pós-técnico em saúde do idoso e propôs compartilhar as informações em reuniões semanais na Unidade de Saúde.
Atualmente são cerca de 60 idosos do bairro Boehmerwald que formam três grupos de discussão sobre diabetes, hipertensão e cuidados do dia a dia dentro de casa como segurança no banheiro, quarto, móveis, iluminação, tapetes e cama. “Percebemos no dia a dia da unidade que muitos idosos procuravam por curativos em decorrência de pequenos acidentes domésticos”, relata a técnica em enfermagem Ana Letícia.
Um momento que deixou a equipe muito otimista foi no dia 30 de setembro, quando comemorou o Dia do Idoso (1º de Outubro), e reuniu os idosos para um encontro de confraternização. “Apesar do tempo chuvoso, apareceram 70. Além de prevenir, nosso trabalho também tem sido saber escutar para entender a realidade dessas pessoas”, explica a enfermeira Manoela Orrosi.
Com base nessa experiência, a UBSF do Boehmerwald I quer agora abrir novas frentes envolvendo os idosos e seus familiares como estratégia de aumentar a aproximação entre a unidade de saúde e a população em busca de melhor qualidade de vida.
*Com informações da Prefeitura de Joinville