A UBS (Unidade Básica de Saúde) Parque Joinville abriu a programação relativa ao Outubro Rosa com uma caminhada por algumas ruas do bairro Aventureiro. Participaram integrantes do grupo de atividade física Mexa-se “Ginástica Parque Joinville”, e membros da comunidade.

Com cerca de 80 pessoas, o grupo se reúne às terças e quintas, das 9 às 10 horas, na Comunidade Nossa Senhora Aparecida.

“A ideia é conscientizar as mulheres sobre os cuidados para a prevenção do câncer de mama e de colo de útero”, explicou a coordenadora da UBS Lucimar Fagundes Koball.

Além de ser trabalhado no Mexa-se, a enfermeira da unidade, Vanessa Cristina Vieira Nunes, contou que o assunto está sendo lembrado nos demais grupos, de Diabetes, Saúde Integral e Tabagismo.

Durante todo mês de outubro, serão ampliadas as vagas de coleta para o exame preventivo de colo de útero (ou Papanicolau) e a solicitação de mamografia será por livre demanda, no acolhimento.

No dia 20 de outubro, está agendada uma programação especial para mulheres, das 8 às 17 horas. Além da coleta do exame preventivo, haverá ações de beleza, incluindo maquiagem e esmaltação e unhas. Uma cesta de frutas será sorteada entre as participantes.

*Com informações de assessoria de imprensa

Quer receber as notícias no WhatsApp?