Um dia diferente na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Pinheirinho. Para conscientizar a população no mês alusivo à prevenção das hepatites virais, o “julho amarelo”, a equipe de saúde da unidade usou da criatividade para chamar a atenção da comunidade em geral. Quem passou pela unidade no dia de ontem (14), além de receber atendimentos de rotina, pôde desfrutar de guloseimas como paçoca, pipoca e rapadura, no espaço decorado com motivos julinos, em referência ao mês festivo das festas caipiras. Durante todo o dia, diversas ações foram desenvolvidas na unidade que esteve de portas abertas das 8h às 20h.

O secretário de saúde Arleu da Silveira falou sobre a importância de estar vigilante a doença.

“O julho amarelo traz a campanha para aumentar a atenção quanto a essa doença que é uma das principais causas de câncer no fígado. Medidas e ações que visam preveni-las são fundamentais e necessárias. Por essa razão, é importante ainda que as pessoas busquem as vacinas que estão disponíveis em todas as nossas unidades de saúde”, ressaltou.

Avaliação física, cadastramento e recadastramento de novos moradores, vacinação, distribuição de material educativo e orientação para uma alimentação saudável foram algumas das atividades desenvolvidas no dia de ontem. A ação contou com o apoio do programa de residência multiprofissional da unidade, que é uma parceria do município de Criciúma com a Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc).

“A equipe da unidade de saúde desenvolveu essas atividades a fim de fomentar e fortalecer a promoção, prevenção e a recuperação de saúde, estreitando ainda mais a relação da unidade de saúde junto à comunidade da grande Pinheirinho”, explicou o gerente da unidade, Leandro Fernandes Maffei.

Hepatite viral

A hepatite é a inflamação do fígado causada por diversas formas: doenças autoimunes, metabólicas, genéticas, abuso de álcool e drogas, ou por infecção provocada por alguns tipos de vírus. Sendo classificadas em hepatites A, B, C, D e E.

Formas de Prevenção

Vacinar-se contra hepatites A e B

Usar preservativos em todas as relações sexuais

Não compartilhar seringas, alicates, lâminas ou quaisquer instrumentos cortantes ou perfurantes

Não ingerir água não potável

Lavar alimentos antes do consumo

Lavar as mãos após ir ao banheiro

 

Clique aqui e receba notícias em seu WhatsApp