Ubaldo Balthazar vence eleição para reitoria da UFSC

Por: Schirlei Alves

11/04/2018 - 22:04 - Atualizada em: 13/04/2018 - 07:56

O professor Ubaldo Cesar Balthazar, do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), foi eleito pela comunidade acadêmica o novo reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A apuração do segundo turno terminou às 22h30 desta quarta-feira (11).

Quer receber as notícias do OCP Florianópolis no WhatsApp? Clique aqui

Ubaldo fez 54,67% dos votos contra 42,65% do segundo colocado – o professor Irineu Manoel de Souza, do Centro Socioeconômico (CSE). Apenas 0,88% dos eleitores votaram em branco e 1,7%, nulo. O terceiro candidato ao cargo, o professor Edson Roberto De Pieri, do Centro Tecnológico (CTC), foi eliminado no primeiro turno com 30,62% dos votos.

LEIA MAIS: Eleição deve movimentar 40 mil pessoas nesta quarta-feira

A eleição ocorre fora de época por causa da morte do ex-reitor, Luiz Carlos Cancellier. Cerca de 40 mil pessoas estavam aptas a votar, entre alunos, professores e técnicos administrativos. Balthazar, que já vinha assumindo o cargo temporariamente, comandará a universidade pelos próximos quatro anos.

Embora a comunidade já tenha feito a sua escolha, uma lista com os nomes dos três candidatos que concorreram ao cargo será enviado ao Ministério da Educação (MEC) na ordem do mais votado para o menos votado. Segundo a comissão eleitoral, existe um acordo para que os candidatos perdedores não assumam o mandato, caso sejam indicados pelo MEC. Porém, a tendência é de que o Ministério opte pelo mais votado.

LEIA MAIS: Universidade não tem clima de eleição

Confira o perfil do professor eleito:

UBALDO CESAR BALTHAZAR

Perfil: Assumiu a reitoria temporariamente após a morte de Cancellier. Segundo a comunicação da Universidade, Balthazar é professor titular da UFSC há 40 anos. Doutor em direito pela Universidade Livre de Bruxelas, mestre e graduado pela UFSC. Atua com ensino, pesquisa e extensão em temas do direito. Entre as atividades exercidas na universidade, foi coordenador dos cursos de graduação e pós graduação, chefe de departamento, vice-diretor e diretor do Centro de Ciências Jurídicas e presidente do Conselho Curador Fundação José Arthur Boiteux.

Trecho da manifestação final do candidato no debate de 22 de março: “Sou professor há quarenta anos, ocupei todos os cargos administrativos no âmbito do Centro de Ciências Jurídicas, construí minha vida dentro da universidade, por isso me sinto em perfeitas condições de exercer o cargo de reitor pelos próximos quatro anos. Comungo com a ideia de uma universidade autônoma, sonho com uma universidade sem medo, feliz, onde a gente possa trabalhar com prazer. Eu diria que a universidade dos meus sonhos é a universidade que vai sair desse ranking de 4ª melhor universidade do Brasil para o primeiro lugar dentro de quatro anos. É perfeitamente possível desde que todos nós vistamos a camisa da universidade. Uma vez eleito nós seremos reitor de todos.”