Turma do Programa de Incentivo Cultural é selecionada para o 2º Festival Nacional Nova Cena

Foto: Divulgação

Por: Isabelle Stringari Ribeiro

23/06/2023 - 11:06 - Atualizada em: 23/06/2023 - 14:11

A turma do Bolsa Cultura foi selecionada para o 2º Festival Nacional Nova Cena. A notícia foi divulgada nesta quinta-feira (21) pela professora Thaysa Petry Lisbôa, durante uma reunião extraordinária com pais, alunos/atores e a secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Natália Lúcia Petry.

O Festival Nacional Nova Cena é um evento voltado ao teatro estudantil e que procura premiar as iniciativas, analisando a performance dos alunos/atores, as práticas pedagógicas adotadas e promovendo o intercâmbio de conhecimento entre os grupos selecionados.

Foto: Divulgação

“O 2º Festival Nacional Nova Cena – Teatro feito por estudantes, busca valorizar a prática e o conhecimento teatral entre crianças, jovens e adultos que participam de grupos, frequentam escolas de teatro em espaços não formais, bem como estudantes das Universidades que participam de experiências acadêmicas regulares de bacharelados em teatro como das licenciaturas, e projetos de extensão ou pesquisa”, explica Karoline Gonçalves, coordenadora geral do evento.

Em conjunto com o festival, ocorrerá o 2º Seminário de Práticas Pedagógicas em Teatro, que conta com a participação de diretoras, diretores, professoras e professores dos espetáculos selecionados para o festival. O seminário terá como tema central “Dramaturjar: do verbo ao laço que nos une”. O objetivo é promover uma reflexão sobre as peças selecionadas e as práticas pedagógicas utilizadas pelos grupos de estudantes, estimulando a troca de experiências.

Em destaque no Festival Jaraguá em Cena, realizado em outubro de 2022, a peça intitulada “Quem matou Alice no país das Maravilhas?” foi concebida pelos talentosos jovens atores e atrizes do Grupo de Teatro Juvenil Kefi, vinculado ao C.E.U. Mestre Manequinha. A criação dessa peça contou com a orientação da dedicada professora Thaysa, que faz parte do programa Bolsa Técnico Cultural.

Sobre a Peça

A peça foi inspirada no clássico “Alice no país das maravilhas”, de Charles Lutwidge Dodgson, famoso pelo pseudônimo Lewis Carroll. No entanto, o texto da adaptação foi completamente criado pelos alunos do programa, trazendo uma nova perspectiva para o destino da protagonista. Nessa versão, Alice não apenas segue o coelho, mas também embarca em uma jornada de autoconhecimento, enfrentando um destino inevitável e terrível. Diante de um tribunal repleto de provas perfeitamente contaminadas, as personagens desse clássico da literatura, precisarão desvendar o enigma por trás de sua morte.

Foto: Divulgação

Depois de analisar os vídeos enviados pelos 112 grupos inscritos, o resultado foi divulgado pelo Instituto Porto Cênico (organizador do evento), e foram selecionados seis grupos do país, sendo um de Santa Catarina. O 2º Festival Nova Cena conta com recursos da Lei Rouanet e dos editais municipais da Fundação Cultural de Itajaí e Prefeitura de Itajaí.

A professora Thaysa explicou aos pais e alunos, a importância desse prêmio, pois a peça é uma adaptação de autoria da turma, criada no programa Bolsa Cultural, que também é um programa inédito no país e foi implantado em 2018, na atual gestão da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer.

Foto: Divulgação

“Fomos um dos seis grupos escolhidos, entre 112 participantes de todo o país. Isso foi fruto do árduo trabalho de todos vocês, da participação das famílias e do apoio do poder público, por meio dos programas de fomento da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer. Estaremos em contato com grupos teatrais de outras regiões do país e a troca de experiência será enriquecedora para todos nós”, explicou a professora Thaysa, parabenizando a todos.

A Secretária Natália Lúcia Petry destacou a infraestrutura disponibilizada pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer para a comunidade, desempenhando sua função de promover o desenvolvimento dessas três áreas e buscando oferecer serviços de excelência. Ela também lembrou da importância de garantir que todos tenham acesso aos programas públicos, uma vez que “todos contribuímos financeiramente através de impostos, direta ou indiretamente”.

“No programa Bolsa Desportiva, estamos com mais de seis mil alunos. No Bolsa Cultural, atendemos atualmente duas mil pessoas dos sete anos até a terceira idade. No dia 27 de julho, faremos a inauguração da Estação Cultural, em frente ao terminal rodoviário urbano, onde serão ofertados cursos de música, dança, teatro, artes visuais, canto, nos períodos matutino, vespertino e noturno, que vêm somar-se aos 25 locais espalhados pela cidade, que já oferecem esses cursos”, informou a secretária Natália.

“Nosso agradecimento às famílias pelo apoio e incentivo aos seus filhos a praticarem uma atividade esportiva ou cultural. Aos nossos atores, atrizes e à professora, em nome do Município, em nome do prefeito, em nome de toda a equipe da Secretaria, parabéns a todos esses talentos, pela conquista inédita e podem ter certeza que vamos acompanhar de perto, oferecendo toda a estrutura de transporte, alimentação e tudo que for necessário para que vocês possam participar do festival e representar nosso município dignamente, como vocês sempre têm feito”, concluiu Natália.

Os alunos e pais também enfatizaram a excelência do programa, elogiaram os professores e expressaram surpresa positiva com o progresso individual como atores. Os pais também falaram sobre a transformação comportamental de seus filhos, destacando seu desenvolvimento tanto como artistas quanto como indivíduos.

Foto: Divulgação

 

Notícias no celular

Whatsapp