Está se sentindo mal, ou tem algum parente com sintomas de gripe, está com medo de ser a Covid-19 e não sabe o que fazer? Antes de procurar um médico presencialmente, a orientação do Governo de Santa Catarina é acessar a ferramenta online de triagem.

Ela foi desenvolvida numa parceria entre o Corpo de Bombeiros Militar, a Epagri, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável e o Ciasc.

Acessando o link, será preciso descrever os sintomas percebidos para em seguida o sistema informar se é caso de permanecer em casa, buscar auxílio pelo teleatendimento ou mesmo presencial na unidade de saúde mais próxima.

A recomendação é dada automaticamente pelo sistema, com base em um fluxograma elaborado e aprovado por médicos infectologistas.

Ao levar informação personalizada para o cidadão, a ferramenta é capaz de sugerir a busca por atendimento médico presencial somente em situações específicas.

Com base na localização informada pelo cidadão, a triagem online específica o número de telefone que ele deve ligar ou quais unidades de emergência estão prontas para recepcioná-lo, nos casos que demandam avaliação médica.

Quando a pessoa recebe a informação para ficar em casa, o sistema informa o motivo.

Colaboração do cidadão

Além de orientar o cidadão sobre a providência mais correta a tomar na evidência de sintomas, a triagem online também armazena as informações obtidas, que podem servir como ferramenta estratégica para que o governo adote políticas específicas para cada região do Estado.

Dentre as aplicações da extração de dados da ferramenta, está a possibilidade de identificar as regiões com maior incidência de casos suspeitos, de forma a subsidiar tomadas de decisões.

Os casos suspeitos são imediatamente lançados no mapa de situação, permitindo aos gestores da área de saúde acompanhar a evolução dos sintomas no tempo e no espaço.

 

Com informações da assessoria de imprensa

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Mais notícias você encontra na área especial sobre o tema:

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul