Transporte Coletivo de Joinville passa por análise que baseará processo licitatório do sistema

Divulgação/PMJ

Por: Elissandro Sutil

13/05/2022 - 15:05 - Atualizada em: 13/05/2022 - 15:21

Consultores da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) estão em Joinville para apresentar uma análise inicial do diagnóstico do sistema de Transporte Coletivo Urbano Municipal. Os estudos vão definir o modelo a ser utilizado para operacionalizar o sistema e conduzirão o processo licitatório do Transporte Coletivo.

“Esse estudo servirá para formar o projeto básico a ser licitado pela prefeitura, estabelecendo quais as linhas que irão operar, os horários, como a prefeitura fará o controle dessa operação, as regras de relação do poder público com a iniciativa privada e quais as regras de acesso ao sistema”, explica o consultor da Fipe, Antonio Luiz Mourão Santana.

O projeto contratado contempla diagnóstico, desenvolvimento do modelo conceitual, detalhamento do projeto básico, orientações técnicas para o edital de licitação e suporte. Técnicos da Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra) acompanham todo o processo e fazem parte do grupo de trabalho formado para analisar o sistema.

“O objetivo da Fipe é criar o modelo específico para Joinville. Ao contratá-los, nós deixamos claro que a gente não quer nenhum projeto já existente. Para isso, eles e