A tradicional figueira que fica na Praça XV de Novembro, no Centro de Florianópolis, vai passar por um trabalho de tratamento. A árvore, que tem idade estimada de 151 anos e é um dos símbolos da cidade, será avaliada com o objetivo de garantir a boa conservação, informou a prefeitura.

O município não definiu a data de início das atividades, mas estima que comecem no final de julho ou início de agosto.

O trabalho será feito em três etapas, que incluem análise da situação da planta e do solo, adubação, poda e manutenção de equipamentos de sustentação.

A empresa que fará a atividade conta com equipe com biólogo, engenheiro florestal e outros profissionais. O trabalho será acompanhado pela Fundação Municipal do Meio Ambiente (Floram).

Foto: Prefeitura de Florianópolis / Divulgação

Etapas

Na primeira parte da revitalização, a equipe vai verificar a situação da figueira, com análise do solo e das folhas.

Na segunda etapa, os focos serão a nutrição e os reparos necessários na estrutura. Esse trabalho inclui adubação, poda de galhos secos, podres ou mortos e aplicação de nutrição sólida e líquida.

A última parte do trabalho está relacionada às escoras, aparelhos que sustentam alguns dos galhos. A equipe vai verificar o estado desses equipamentos e fará as manutenções necessárias. Novos pontos de apoio também podem ser acrescentados, conforme a prefeitura.

*Com informações do g1.