Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Trabalhadores em limpeza pública de Florianópolis não têm casos registrados de Covid-19

Foto Comcap/Divulgação

Por: Ewaldo Willerding Neto

18/05/2020 - 12:05 - Atualizada em: 18/05/2020 - 12:22

 

Em Florianópolis, não há casos registrados de infecção por coronavírus entre os trabalhadores em limpeza pública e coleta de resíduos. Desde o início da pandemia, houve dois casos suspeitos que foram testados e descartados.

Dos 1,1 mil garis da Comcap, 23% (263) estão em casa. Os afastamentos iniciaram em 19 de março, acompanhando decreto do governo do Estado, e se intensificaram em 20 de abril por decisão judicial que estendeu a medida a todos os diabéticos e hipertensos.

Em 2 de março, a Comcap providenciou insumos de higiene como álcool gel e sabão líquido em todas as instalações. Em 18 de março, instalou comitê de crise e publicou por portaria medidas de segurança e combate à Covid-19.

No primeiro mês de enfrentamento à Covid-19, entre 19 de março e 19 de abril, a Comcap, afastou 175 empregados com mais de 60 anos e aqueles em condições especiais de saúde.

Os que seguiram trabalhando tiveram redução de jornada para evitar a exposição. A jornada voltou a ser integral (com conclusão de tarefa para garis coletores) em 20 de abril, quando mais 212 empregados com registro de diabetes e hipertensão no prontuário médico tiveram de ser também afastados por decisão judicial.

Medidas sanitárias

Desde 18 de março, com comitê de crise instalado, a Comcap mantém as seguintes medidas de proteção:

  • Fornecimento de álcool gel e solução com sabão líquido nas instalações e para uso nos veículos
  • Fechamento de refeitórios e de outros locais de aglomeração
  • Transporte alternativo (em razão da suspensão do transporte coletivo)
  • Higienização dos veículos
  • Higienização dos ambientes
  • Fornecimento de três máscaras do tipo caseiro para cada empregado
  • Transporte especial na coleta para que permaneçam na cabine no máximo três pessoas (motorista e dois garis) em caminhões antigos e quatro pessoas (motorista mais três garis) nos caminhões com cabine dimensionada para motorista mais três passageiros.

Alteração de rotinas

Todas as rotinas foram alteradas para combater o contágio, seguindo protocolos municipais. Apenas a coleta convencional (rejeito) foi mantida normalmente. A coleta seletiva (recicláveis) foi suspensa e tem sido restabelecida de forma gradual desde o final de abril.

A remoção de volumosos está sendo feita com limitações por falta de pessoal. Serviços de limpeza pública restringem-se ao essencial, como varrição, limpeza de valas e de pontos de descarte irregular.

Foi implantado serviço regular de sanitização de vias (com hipoclorito de sódio) e do entorno de 72 centros de saúde, hospitais e da Passarela da Cidadania onde a Prefeitura de Florianópolis acolhe pessoas em situação de rua.

 

Foto Studio OCP

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Ewaldo Willerding Neto

Jornalista formado pela UFSC com 30 anos de atuação.