A Prefeitura de Blumenau abrirá, nesta quarta-feira, dia 5, às 17h, o agendamento para que trabalhadores da saúde, pessoas com Síndrome de Down e transplantados possam receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19. O agendamento deve ser feito no site da Prefeitura de Blumenau, pelo link bit.ly/VacinaBlumenau ou pelo Alô Saúde, no telefone 156 (opção 2) que terá atendimento até às 22h. As vagas são para vacinação na quinta-feira, dia 6, no Parque Vila Germânica.

São 1,8 mil doses, sendo 1,5 mil para trabalhadores da saúde, 245 doses para pessoas com Síndrome de Down e 65 doses para pessoas transplantadas. A expectativa do município é complementar a vacinação destes públicos com a chegada de outras remessas do imunizante.

Somente serão vacinados aqueles usuários com agendamento. Após receber a primeira dose da vacina, ao final do atendimento, automaticamente, o sistema agenda o retorno para ser feita a segunda dose, dentro do prazo adequado.

Trabalhadores da Saúde
Os trabalhadores de saúde precisam, na hora de receber a vacina, comprovar vínculo empregatício na rede pública ou privada, por meio de documento pessoal com foto, folha de pagamento ou carteira do conselho de classe.

Pessoas com Síndrome de Down
Pessoas com Síndrome de Down, com idade entre 18 e 59 anos, obrigatoriamente deverão apresentar, na hora de receber a vacina, atestado ou declaração médica ou ainda exame cariótipo confirmando a patologia estabelecida pelo Ministério da Saúde para receber a vacina. O documento deverá ser apresentado no momento da aplicação da vacina e ficará retido na Central de Vacinação. Além disso, a Carteira de Transporte também será aceita como documento comprobatório.

Pessoas Transplantadas
Pacientes transplantados, com idade entre 18 e 59 anos, obrigatoriamente deverão apresentar, na hora de receber a vacina, atestado ou declaração médica confirmando a patologia estabelecida pelo Ministério da Saúde para receber a vacina. O documento deverá ser apresentado no momento da aplicação da vacina e ficará retido na Central de Vacinação.

Acesso à aplicação da vacina
A aplicação da vacina acontece no setor 1 do Parque Vila Germânica. Os usuários deverão levar documento oficial com foto, carteira de vacinação, caso possuírem, e chegar com no máximo 15 minutos de antecedência para conferência da documentação. Não é necessário chegar antes disso, uma vez que o horário é agendado.

Os usuários podem acessar o Setor 1 entrando pela Rua Alberto Stein, utilizando o estacionamento dentro do Parque Vila Germânica. O espaço conta com cadeiras de rodas para auxiliar no deslocamento. Pessoas com mobilidade reduzida podem acessar a Central de Vacinação pela Rua Itapiranga, que foi sinalizada pela Seterb. Neste caso, a vacina é aplicada sem que o usuário precise desembarcar do veículo.

Receba as notícias de Blumenau e região pelo WhatsApp clicando aqui.