Tornado causa destruição com ventos de mais de 100km/h em Timbó

Foto: Divulgação

Por: Isabelle Stringari Ribeiro

06/01/2022 - 11:01 - Atualizada em: 06/01/2022 - 11:57

Foi confirmado pela Defesa Civil que o evento climático que aconteceu na tarde desta quarta-feira (05) em Timbó foi um tornado.

O fenômeno provocou muita destruição na cidade, principalmente no bairro Fritz Lorenz, conhecido como Industrial. Vários telhados foram arrancados e arremessados a mais de 100 metros de distância. O resultado são telhados destruídos e árvores e postes arrancados.

Esses temporais também desencadearam chuvas intensas, raios e rajadas intensas de vento nas regiões do Planalto Norte, Litoral Norte, Grande Florianópolis, Alto Vale do Itajaí.

Foto: Divulgação

De acordo com o coordenador municipal de Defesa Civil de Timbó, as rajadas de vento passaram dos 100 km/h.

“Com base nos registros dos danos enviados para a Defesa Civil de SC, pelas Coordenadorias Regionais, das imagens de radar e satélite analisadas do dia 5 de janeiro de 2022 e das estações meteorológicas, é possível afirmar a ocorrência de tempestades no estado de Santa Catarina e a ocorrência de um tornado no município de Timbó no Médio Vale do Itajaí”, diz o relatório da Defesa Civil estadual.

Foto: Divulgação

Segundo a Defesa Civil, entre a tarde e noite de quarta-feira (05), a passagem de uma frente fria pelo sul do Brasil, calor sazonal e a disponibilidade de umidade foram responsáveis pelo desenvolvimento de tempestades. Esta condição atmosférica favoreceu o desenvolvimento de áreas de instabilidade que provocou os temporais acompanhados de chuva intensa, descargas elétricas, rajadas de vento e nas regiões do centro leste catarinense e o destaque para a ocorrência de um tornado no Médio Vale do Itajaí.

Foto: Divulgação

Notícias no celular

Whatsapp

Isabelle Stringari Ribeiro

Jornalista de entretenimento e cotidiano, formada pela Universidade Regional de Blumenau (FURB).