TJSC mantém decisão e determina que servidores voltem ao trabalho

Por: Schirlei Alves

20/04/2018 - 17:04 - Atualizada em: 22/04/2018 - 13:25

O desembargador Hélio do Valle Pereira, do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, negou o recurso do Sintrasem e manteve a decisão da quinta-feira passada, cujo teor determina a continuidade de 100% dos serviços essenciais de saúde e educação. O despacho foi assinado nesta quinta-feira (19).

“Após duas tentativas infrutíferas de conciliação, deferi liminar para que todos os serviços de educação e saúde fossem restabelecidos. Considerei ali os anseios da categoria mas, de outro lado, também levei em conta que os
mais atingidos pelo movimento são justamente os usuários do sistema – inegavelmente desprotegidos”, anotou o magistrado.

Pereira defendeu em sua decisão que optou pela “expectativa da população em geral quanto a volta dos serviços”, uma vez que não houve acordo entre as partes.

A Procuradoria Geral do Município, por sua vez, encaminhou uma petição ao Tribunal de Justiça, assinada nesta sexta-feira (20), pedindo aplicação de multa contra o Sintrasem por “ato atentatório à dignidade da justiça”. O documento também estende o pedido de multa aos diretores do sindicato no valor de 10 salários mínimos e o reconhecimento do descumprimento das ordens judiciais.

O presidente do Sintrasem, Renê Marcos Munaro, conversou com a reportagem do OCP News na quarta-feira (18). Munaro disse que o setor jurídico do sindicato está tratando dos recursos cabíveis e que pretende comprovar que os serviços essenciais estão sendo mantidos.

“Ele (o desembargador) reconhece (na decisão) o direito (do movimento), mas depois tira esse direito quando manda retomar 100% do serviço. Inclusive, agora, existe um parecer do Ministério Público de Contas que comprova todos os questionamentos que fizemos. Para nós, a greve é mais do que justa e legítima, porque ela abriu o debate na sociedade”, defendeu.

O motivo do movimento dos servidores é o projeto de lei “Creche e Saúde Já” proposto pela Prefeitura de Florianópolis e que entrou em regime de urgência na Câmara de Vereadores. A proposta é abrir vagas em creches e uma unidade de saúde no Continente terceirizando o serviço para Organizações Sociais.

O sindicato não concorda com o modelo e pede o amplo debate com a sociedade antes de ser aprovado. A votação do PL está prevista para este sábado. Os servidores fizeram mais uma manifestação na frente da Câmara de Vereadores na tarde desta sexta-feira e seguiram em passeata pelo Centro.

LEIA MAIS
Creche e Saúde Já será votado neste sábado em Florianópolis
Juiz indefere pedido de Mandado de Segurança de vereadores de Florianópolis
MP recomenda suspensão de propaganda da prefeitura de Florianópolis
Vídeo mostra bate boca entre vereadores na Câmara de Florianópolis
Vereadores trocam acusações na Câmara de Florianópolis
TJSC determina que servidores retomem serviços essenciais
Projeto polêmico da Prefeitura pode ser aprovado nesta sexta-feira
Servidores municipais entram em greve em Florianópolis
Comcap adere à greve