TJ implanta novo sistema que vai agilizar tramitação de processos na Justiça de SC

Decisão cabe recurso ao TJSC | Foto Divulgação

Por: Ewaldo Willerding Neto

28/07/2018 - 06:07

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ/SC) implantará na próxima segunda-feira (30), às 14 horas, em caráter experimental, na Vara da Fazenda da comarca de Palhoça, o eproc, sistema de trâmite processual integrado criado pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região.

A nova ferramenta não terá custo para o Poder Judiciário catarinense e promete dar mais agilidade ao andamento dos processos eletrônicos no âmbito da Justiça catarinense.

O sistema – cuja utilização é considerada mais simples, intuitiva, além de acessível pela web e de qualquer dispositivo – vai ampliar a autonomia na definição dos fluxos processuais, de automações de rotinas e de modelos de expedientes. “Esse sistema representa um grande avanço para a Justiça catarinense.

Os magistrados terão simplificada sensivelmente toda a sua atividade nos próximos anos”, ressalta o presidente em exercício do TJ, desembargador Moacyr de Moraes Lima Filho.

De acordo com o vice-corregedor do TJ, desembargador Roberto Lucas Pacheco, o novo sistema atende aos anseios da maioria dos magistrados catarinenses. “O sistema que utilizamos atualmente não dá o resultado que se esperava. O sistema eproc é mais simples e mais eficiente e com certeza os magistrados vão recebê-lo com muita satisfação”, pontua.

Segundo o juiz Laudenir Petroncini, a implantação do eproc na Justiça catarinense será progressiva e a expansão para outras unidades dependerá dos ajustes necessários para adaptação do novo sistema. “Na Justiça Federal, o eproc tem se mostrado uma ferramenta capaz de dar mais agilidade ao trabalho, diminuir o tempo de tramitação dos processos e melhorar o aproveitamento da mão de obra dos servidores”, assinalou Petroncini.

A assinatura do termo de cooperação com o TRF-4 para implantação do sistema eproc no âmbito do Poder Judiciário de Santa Catarina ocorreu em maio deste ano.

Desde então, mais de 300 pessoas já participaram do projeto, compreendendo especialistas em diversas áreas do Poder Judiciário, entre eles, magistrados, assessores, distribuidores, oficiais de justiça e contadores de várias comarcas e do TJ.

 

  • Quer receber as notícias no WhatsApp?

Notícias no celular

Whatsapp

Ewaldo Willerding Neto

Jornalista formado pela UFSC com 30 anos de atuação.