Tive contato com uma pessoa com coronavírus e agora? Veja o que fazer nesta situação

Foto Natália Trentini/OCP News

Por: Natália Trentini

20/10/2020 - 05:10 - Atualizada em: 20/10/2020 - 08:31

Tive contato com uma pessoa com coronavírus, o que devo fazer agora? A onda crescente de novos casos de Covid-19 em todo o país, que aumenta a possibilidade de um eventual contato com o vírus, tornou essa pergunta cada vez mais comum.

A cada dia é mais comum conhecer ou ter tido contato com alguém que está com sintomas ou até mesmo que teve a confirmação da doença.

A gerente de vigilância epidemiológica e psicóloga, Fabiane Silva, comenta que independente do tempo de contato com alguém suspeito ou positivo, o que importa é cuidado, especialmente o uso de máscara e distanciamento.

“Se teve contato com alguém, conversou, e vocês estavam de máscara, é tranquilo, você está protegido. O risco é reduzido muito com o uso da máscara de pano e com a máscara cirúrgica mais ainda”, destaca.

Ao saber de uma suspeita ou confirmação, a psicóloga aconselha a manter a calma e seguir a rotina mantendo todas medidas de proteção, distanciamento e higiene.

A pessoa deve observar o corpo com atenção, mas sem alarde.

Você só vai ser vetor se não usar máscara, álcool e tocar as pessoas. Eu compreendo o medo, mas são estas mesmas recomendações”, pontua, ressaltando que ao surgimento de sintomas, o procedimento é procurar atendimento médico.

Nessa ansiedade, Fabiane comenta que muitas pessoas querem fazer um teste, mas a lógica deve ser dos cuidados que deveriam estar sendo tomados sempre para proteger o outro.

“Não precisa correr fazer teste por que testado que não se cuida não ajuda em nada”, comenta.

Interação sem proteção

Fabiane ressalta que o grande problema é que as pessoas estão interagindo com conhecidos e familiares sem usar a máscara, sem manter o distanciamento ou fazer a higiene correta das mãos.

“As pessoas continuam fazendo festas, reunindo familiares. ‘Ah, mas é um grupo pequeno’. Eu ouço muito: ‘eram só pessoas da nossa família’. Mas todas essas pessoas estão circulando. Num momento que você faz um almoço para um grupo de familiares, as pessoas vão acabar estando na mesa fazendo refeição e não vão estar de máscara”, avalia.

Foto Banco de Imagens/Envato

O isolamento social ainda é necessário. Quanto mais as pessoas saem de casa, aponta Fabiane, mais exposição e maior a chance de proliferação do vírus.

Fato é que as orientações que estão sendo ressaltadas no início podem fazer a diferença entre pegar a doença ou não em uma conversa de trabalho ou eventual interação em ambientes públicos ou privados.

Confirmado sem sintomas fica em casa

Fabiane ressalta que o isolamento é crucial mesmo para os casos confirmados que não apresentam sintomas porque nesse período a pessoa assintomática segue com potencial de passar o vírus ao mais leve descuido.

A lógica de seguir a rotina com as medidas de proteção e higiene não serve para quem confirmar a doença, enfatiza a gerente.

“Quando infectado, sabidamente existe um protocolo de isolamento e precisa ser seguido que é não sair de casa por 14 dias. Não se trata mais de usar máscara ou não”, pontua.

Em casa, também é orientado tomar cuidados redobrados no caso de dividir o ambiente com familiares – mantendo o distanciamento e separando objetos de uso pessoal.

 

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Mais notícias você encontra na área especial sobre o tema:

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul