Desde o início do novo governo Federal assuntos relacionados à posse e ao porte de arma de fogo tem sido bastante discutido, não apenas por especialistas, mas pela população em geral. Ter uma arma registrada em casa, ou no comércio, aumenta a segurança? Muita gente acredita que sim.

Em Joinville, um curso de tiro defensivo registrou aumento de procura de 20% desde janeiro deste ano. Entre os alunos estão, comerciantes, empresários, advogados, promotores, juízes, homens e mulheres. Pessoas comuns que buscam por mais segurança.

Este é o caso do empresário Rodrigo Neascimento, 38 anos. Ele buscou o programa na tentativa de aumentar a segurança dele, de sua família e empresa.

“Quis fazer o curso do Instrução de Tiro Defensivo para me especializar melhor, ter mais familiaridade com uma arma. Entender como tudo funciona para, posteriormente, tirar meu porte de arma. Gostei muito da aula”, disse o empresário, na semana passada, à reportagem da Rede OCP News, durante uma aula.

"Quis fazer o curso do Instrução de Tiro Defensivo para me especializar melhor, ter mais familiaridade com uma arma", Rodrigo Nascimento | Foto Windson Prado

A empresária Rose Welter, 45 anos, também já fez o curso de Instrução de Tiro Defensivo. Ela é casada com um policial e disse que o interesse pelas armas surgiu como uma ferramenta de defesa pessoal e hobbie.

“Fiz o curso pensando na defesa pessoal. Depois disso acabei me apaixonado pelo tiro esportivo. Agora treino toda a semana. Para mim, ter uma arma e estar bem preparada para utiliza-la em caso de defesa, é fundamental e a garantia da proteção de minha família. Hoje, após o curso, me sinto muito mais segura” argumenta Rose.

Capacitação necessária para a própria segurança

Mais do que ter o armamento e/ou o porte de arma, é necessário saber utilizá-lo com destreza e de forma segura. Conhecer medidas de segurança para armazenar uma arma, agir de forma defensiva, saber quando deve agir, e mais do que isso, realmente saber atirar, é o que ensina um curso de Instrução de Tiro Defensivo realizado em Joinville.

A capacitação é promovida pelo médico veterinário, agente de Policia Civil de Joinville, atirador, caçador, e colecionador Alpheu Linz Neto (à direita) | Foto Windson Prado

A capacitação é promovida pelo médico veterinário, agente de Policia Civil de Joinville, atirador, caçador, e colecionador Alpheu Linz Neto, 46, anos.

“Nossa proposta é diferente das outras instituições de tiro. Ela é voltada ao tiro defensivo. Ou seja, ela não ensina tão somente os fundamentos do tiro, que é uma parte importante. Mas também como usar nossa melhor arma, que é a cabeça”, contou o instrutor de tiro Alpheu Linz Neto, à reportagem da Rede OCP News.

Ele cita outros os temas tratados na capacitação, que nada tem a ver com instruções para o porte ou posse de arma.

“O porte e a posse de arma de fogo é feito pela Polícia Federal. O que fazemos aqui é uma instrução para quem quer aprender a utilizar ou ter uma arma. Aqui vamos ensinar como como você vai pensar uma ação de defesa, como vai guardar sua arma em casa e, se um dia precisar com utiliza-la para se defender. Nosso propósito é mudar a cabeça da pessoa no sentido do tiro defensivo e não somente ter a arma e fazer tiro ao alvo”, acrescenta Linz Neto.

O curso é dividido em dois módulos. Um mais básico e outro avançado, em todos há aulas teóricas e práticas, sempre realizadas em clubes de tiros. As turmas são fechadas e agendadas conforme a demanda. Mas, o policial confessa que a procura é bem intensa.

"Nosso propósito é mudar a cabeça da pessoa no sentido do tiro defensivo e não somente ter a arma e fazer tiro ao alvo”, Linz Neto | Foto Windson Prado

“Sempre está tendo novas turmas. O único pré-requisito é ser maior de 25 anos”, explica o instrutor.

Toda a capacitação é autorizada e segue dentro dos preceitos legais. Os instrutores têm ampla experiência e várias certificações nacionais e internacionais.

Mais informações sobre o curso e novas turmas podem ser obtidas pelo telefone (47) 99161-7300.

 

Saiba mais | O instrutor

Alpheu C. Lins Neto é graduado em medicina veterinária e agente de Polícia Civil.

Fez os seguintes cursos:

  • Agente de Polícia Civil
  • Formação de Agente de Polícia Civil. Florianópolis. 2012
  • Certificado de Registro no Exército Brasileiro. 2009
  • APH Tático (Atendimento Pré-Hospitalar) - Tactical Care. Joinville. 2012
  • CAOS BRASIL Instructor Zero . Atibaia. 2015
  • Combat Pistol - Esperandio Tactical Concept ETC. Blumenau. 2015
  • Instrução de Gerenciamento de Crise em Aeroporto - Infraero - Polícia Federal. Joinville. 2015
  • Instrução de Primeiros Socorros Básico - Bombeiros Voluntários de Joinville. Joinville. 2016
  • Undercover (combate velado) ETC. Blumenau. 2016
  • Instrutor Combat Pistol - Triade e ETC Brasília. 2016
  • Brazilian Urban Combat - ETC/ACOMBAT AUSTIN TACTICAL FITNESS. Texas. 2017
  • Instrutor de VCQB (combate dentro e fora do veículo) ACOMBAT ETC/ AUSTIN TACTICAL FITNESS. Texas. 2017
  • VCQB (combate dentro e fora do veículo) ETC (ESPERANDIO TACTICAL CONCEPT) Blumenau. 2017
  • Curso Carabina M-10 plataforma AR calibre 5,56.  Florianópolis. 2018
  • Curso Condutor de Cães de Faro da Polícia Civil de SC. Florianópolis. 2019
  • Curso de Combate Urbano, Combat Trauma e Low Light ( baixa luminosidade). Texas. 2019
  • Curso IAT ( Instrutore de Armamento e Tiro) Acosta/Rossetto. Camboriú. 2019
  • Curso ITD ( Instrutor de Tiro Desportivo) Acosta/ Rossetto. Camboriú SC

Quer receber as notícias no WhatsApp?