Testes de vacina contra a Covid-19 começam a ser realizados no Brasil

Por: Felipe Elias

23/06/2020 - 14:06 - Atualizada em: 23/06/2020 - 14:31

Os testes em voluntários brasileiros da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford, na Inglaterra, contra a Covid-19, doença respiratória causada pelo novo coronavírus, tiveram início no último fim de semana na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Os testes da vacina ChAdOx1 nCoV-19 no Brasil foram anunciados no início do mês e deverão contar, de acordo com a Unifesp, com dois mil voluntários em São Paulo e com mil no Rio de Janeiro. Eles contribuirão para o registro da vacina no Reino Unido, previsto para o fim deste ano, após o fim dos estudos em todos os países participantes.

A vacina, cujo pedido de testes no Brasil foi feito à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) pela farmacêutica AstraZeneca, está atualmente na fase 3 de testes, “o que significa que a vacina encontra-se entre os estágios mais avançados de desenvolvimento”, segundo a Unifesp.

O Brasil é o primeiro país fora do Reino Unido a iniciar os testes e um dos motivos que levaram à escolha foi o fato de a pandemia estar em ascensão no território nacional.

Outra vacina contra a Covid-19, desenvolvida pela empresa chinesa Sinovac, deverá começar a ser testada no Brasil no mês que vem, em parceria com o Instituto Butantan, vinculado ao Governo do Estado de São Paulo. Este teste será financiado pelo governo paulista e deverá contar com nove mil voluntários. Caso a vacina seja bem-sucedida, o acordo prevê a possibilidade ser produzida no Instituto Butantan.

*Com informações da Agência Brasil

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Telegram Jaraguá do Sul