Os moradores de Gaspar terão mais uma oportunidade de realizar a testagem para detecção do coronavírus de forma gratuita. Neste sábado (10), a Prefeitura disponibilizará 200 testes rápidos para a população em geral, que serão aplicados conforme a ordem de chegada.
A ação ocorrerá das 8h às 12h, no Centro de Triagem de Covid-19, localizado no Ginásio João dos Santos. Para fazer o exame, é necessário comparecer ao local munido de documento com foto e comprovante de residência.
O teste rápido é efetuado a partir da retirada de gotículas de sangue em contato com um reagente, que detecta a presença de anticorpos que são produzidos pelo organismo contra a doença após a infecção. Esse tipo de exame tem maior eficácia se realizado depois do 7º dia do surgimento dos sintomas.
Um médico e a farmácia estarão disponíveis para que, caso o paciente teste positivo, já passe por uma consulta e, se necessário, saia com a medicação.
Este será o quarto fim de semana seguido em que a Prefeitura promove essa ação.
Doentes crônicos
As unidades de saúde situadas nos bairros de Gaspar iniciaram a testagem rápida de pacientes que possuem doenças crônicas, como diabetes, hipertensão, asma e cardiopatia. Gestantes e obesos também podem realizar o exame gratuitamente.
Para tanto, as pessoas que se enquadram nos critérios devem entrar em contato por telefone com a sua unidade de saúde de referência para fazer o agendamento. Não é necessário apresentar sintomas da Covid-19.
Telegram Jaraguá do Sul