Tempo e temperatura para esta sexta (12) e fim de semana (13/14)

Por: OCP News Jaraguá do Sul

12/02/2016 - 06:02 - Atualizada em: 12/02/2016 - 09:20

Sol entre algumas nuvens nesta sexta-feira (12) em quase todas as regiões de SC. Sol com mais nuvens na Grande Florianópolis e Litoral Norte. Pancadas de chuva entre a tarde e noite no Extremo Oeste. Temperatura elevada na maior parte do Estado, especialmente no Extremo Oeste. Vento nordeste, fraco a moderado. Sistema: massa de ar seco.

Já no sábado (13) presença de sol com aumento de nebulosidade e chuva à noite no Oeste e Meio Oeste Catarinense. Sol com aumento de nuvens no final do dia, no Planalto Sul e Litoral Sul. Nas demais regiões, sol com algumas nuvens. Temperatura em elevação. Vento nordeste e norte.

Predomínio de sol no domingo (14) com aumento de nuvens e pancadas de chuva entre a tarde e noite no Litoral, Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Planalto Norte. Do Oeste ao Litoral Sul, encoberto com chuva no decorrer do dia. Temperatura: Alta em todas as regiões. Vento Norte a sudoeste, fraco a moderado com rajadas.


Jaraguá do Sul e região

Sexta-feira (12): mínima de 21° e máxima de 29°

ManhãSol com muitas nuvens • TardeCéu encoberto
NoiteCéu com muitas nuvens

Sábado (13): mínima de 20° e máxima de 28°
Dia completoSol com algumas nuvens

Domingo (14): mínima de 17° e máxima de 29°

 Dia completo Sol e pancadas de chuva entre a tarde e noite
Imagens das últimas 4 horas

Imagens das últimas 4 horas

Descrição da imagem de satélite: 12/02/2016 6h20
As imagens de satélite deste inicio de manhã mostram poucas nuvens (tons mais escuros) no Sul do Brasil, por influência de uma massa de ar seco. Em Santa Catarina, o dia está começando com temperatura elevada, acima de 22°C no Oeste e no Litoral, regiões que permanecem mais quentes. Mais ao sul da Argentina, as nuvens mais carregadas (em verde e vermelho) estão associadas aos ventos em altitude (jato subtropical). No Sudeste do Brasil, a nebulosidade se deve um sistema frontal na altura do Rio de Janeiro e Espírito Santo.
Gilsânia Cruz – Meteorologista
Imagem Sinótica

Imagem Sinótica

Descrição da escala de cores da Imagem de Satélite:
As cores nas imagens de satélite representam a temperatura do topo das nuvens. O preto indica a ausência de nebulosidade e, quanto mais destacado, menor a umidade relativa do ar. O branco e cinzaestão associados à presença de nuvens baixas, as quais podem estar muito próximas à superfície, como os nevoeiros e as nuvens stratus que, por vezes, podem resultar em chuvisco. O verde está relacionado a nuvens médias e altas, com topos em altitudes superiores a 10km. As médias, como os altocumulus, altostratus e nimbustratus, podem provocar chuva fraca ou moderada. As nuvens altas, como os cirrus, cirrucumulus e cirrustratus, são transparentes e não provocam chuva e nem sombreamento intenso. O vermelho e o azul indicam a presença de nuvens do tipo cumulunimbus, de grande desenvolvimento vertical e atividade chuvosa intensa. No caso do azul, maior é a altura do topo da nuvem e grande a chance de ocorrência de granizo e temporal.

Fonte: Epagri/Ciram