Tempo e temperatura para esta segunda (8) e terça-feira (9)

Por: OCP News Jaraguá do Sul

08/02/2016 - 07:02 - Atualizada em: 09/02/2016 - 07:38

Sol e calor na maior parte do dia desta segunda-feira (8) em SC. Durante a tarde ocorrem pancadas rápidas e isoladas de chuva, típicas de verão. Temperatura alta em todas as regiões. Vento norte a noroeste, fraco a moderado. Sistema de baixa pressão em intensificação abrangendo o Oeste de Santa Catarina.

Já na terça-feira (9) aumento de nuvens e chuva já pela manhã no Oeste e Meio Oeste devido a uma frente fria. Nas demais regiões a chuva inicia a partir da tarde. Risco de temporais com descarga elétrica e queda de granizo, em todas as regiões. Temperatura alta, com sensações de ar abafado. Vento nordeste, virando a sul fraco a moderado com rajadas associadas às trovoadas.

Jaraguá do Sul e região

Segunda-feira (8): mínima de 18° e máxima de 29°
Manhã Sol com algumas nuvens • TardePancada de chuva isolada
NoitePancada de chuva isolada

Terça-feira (9): mínima de 19° e máxima de 33°
Dia completo Sol e pancadas de chuva entre a tarde e noite

Imagens das últimas 4 horas

Imagens das últimas 4 horas

Descrição da imagem de satélite: 8/2/2016 5h50
Nuvens de chuva mais intensa, descargas elétricas e rajadas forte de vento na Argentina central e no oeste do Uruguai (em tons de verde, vermelho e centro em lilás), associadas a áreas de baixa pressão. Alta pressão com centro no oceano, litoral Sul do Brasil, ocasiona maior presença de nuvens baixas (tons em cinza na imagem) com chuva fraca no Alto Vale do Itajaí e litoral de SC.Clóvis Corrêa – Meteorologista
Imagem Sinótica

Imagem Sinótica

Descrição da escala de cores da Imagem de Satélite:

As cores nas imagens de satélite representam a temperatura do topo das nuvens. O preto indica a ausência de nebulosidade e, quanto mais destacado, menor a umidade relativa do ar. O branco e cinzaestão associados à presença de nuvens baixas, as quais podem estar muito próximas à superfície, como os nevoeiros e as nuvens stratus que, por vezes, podem resultar em chuvisco. O verde está relacionado a nuvens médias e altas, com topos em altitudes superiores a 10km. As médias, como os altocumulus, altostratus e nimbustratus, podem provocar chuva fraca ou moderada. As nuvens altas, como os cirrus, cirrucumulus e cirrustratus, são transparentes e não provocam chuva e nem sombreamento intenso. O vermelho e o azul indicam a presença de nuvens do tipo cumulunimbus, de grande desenvolvimento vertical e atividade chuvosa intensa. No caso do azul, maior é a altura do topo da nuvem e grande a chance de ocorrência de granizo e temporal.

Fonte: Epagri/Ciram