Temperaturas devem permanecer altas durante o início do outono, aponta previsão

Foto Arquivo OCP News

Por: Elissandro Sutil

16/03/2019 - 05:03

O outono já bate a porta e a partir da próxima quarta-feira (20), o verão fica para trás. Mas se engana quem pensa que com ele fica também o calor.

Segundo a previsão do Epagri/Ciram, as temperaturas devem ficar na média e em alguns dias até mesmo acima da média para a estação, podendo superar os 30°C, devido ao fenômeno El Niño.

De acordo com a meteorologista Gilsânia Cruz, o mês de março manterá a característica de transição entre verão e outono, mas na primeira quinzena duas frentes frias já passaram por Santa Catarina.

“Da previsão que temos para o trimestre, temos uma perspectiva de temperatura dentro da média. Em março, já temos previsão de chegada de algumas massas, assim como abril. E a partir de maio, mais frio. Vamos entrando no outono de maneira gradativa”, salienta.

Outra característica da estação, informa a previsão, é o chamado “veranico” de maio e a grande amplitude térmica que reflete em diferenças significativas entre as temperaturas mínimas e máximas.

As chuvas, destaca a meteorologista, devem permanecer na média para a estação.

“Teremos chuvas dentro da normalidade do outono, apenas em maio temos uma perspectiva de maior volume, mas como se trata de um mês ainda distante, a previsão pode se alterar”, explica. O fenômeno El Niño deve causar maior nebulosidade durante este trimestre no estado.

A previsão é de que a chuva comece a diminuir nos meses de abril e maio com relação aos meses do verão.

A média para o mês de março para a região Norte é de 160 a 200 milímetros de chuva. Para os meses de abril e maio, a média mensal deve ficar entre 100 e 170 milímetros em toda Santa Catarina.

Previsão para os próximos dias em Jaraguá do Sul

Sábado (16)

Nebulosidade variável com possibilidade de chuva isolada e temperaturas variando entre 23°C e 28°C.

Domingo (17)

Pancadas de chuva isoladas durante o dia e temperaturas entre 23°C e 26°C.

Segunda-feira (18)

Pancadas de chuva isolada e aumento na temperatura, com os termômetros variando entre 24°C e 32°C.

Terça-feira (19)

Sol entre algumas nuvens durante o dia e temperaturas entre 24°C e 32°C.

Previsão para Santa Catarina nos últimos dias de verão

Sábado (16)

Sol entre nuvens e condição de chuva no início e fim do dia na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte. Nas demais regiões, pancadas de chuva isoladas com raios entre a tarde e a noite. Temperaturas elevadas e clima abafado devido à umidade do ar.

Domingo (17)

Estado encoberto por nuvens com condição de pancadas de chuva e raios. Temperatura amena graças a cobertura de nuvens.

Segunda-feira (18)

Tempo instável com condição de chuva em boa parte do estado, com possibilidade de pancadas mais intensas com raios entre a tarde e noite. Temperaturas elevadas e sensação térmica abafada devido à umidade do ar.

Terça-feira (19)

Sol com poucas nuvens em todo o estado. Temperaturas elevadas durante o dia. A chegada de uma massa de ar mais frio diminui a temperatura no fim do dia.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?