Temperaturas devem despencar durante a semana em SC

Ontem foi dia de exibir guarda-chuvas e roupas mais quentes para espantar o frio, que se intensifica nos próximos dias - Foto: Eduardo Montecino/OCP Online

Por: OCP News Jaraguá do Sul

07/06/2016 - 04:06 - Atualizada em: 07/06/2016 - 09:06

Prepare os casacos, blusões de lã, luvas e cachecóis, porque o frio tão esperado vem com tudo a partir dessa semana, que será gelada em todas as regiões do Estado.

A razão para tanto frio é a vinda de uma massa de ar frio polar, originária da Argentina. O secretário municipal de Defesa Civil, Leocádio Neves e Silva, garante que, em relação às chuvas, está tudo sob controle. “Estamos monitorando e o volume de chuvas previsto não é significativo, com tempo nublado, não precisamente com instabilidade”, afirmou.

Em Jaraguá do Sul, boletim emitido pela Epagri/Ciram prevê que hoje tenha tempo encoberto e com chuva, com temperatura variável entre 12°C e 18ºC. A quarta-feira deve ser de sol entre nuvens, também inicia com 12°C e vai até a casa dos 16°C. Na quinta-feira, o dia deve iniciar com 9°C e a máxima deve ser de 16°C, com céu encoberto por nuvens.

O auge da “friaca” deve ocorrer na sexta-feira, quando a temperatura despenca para 7°C e sobe ao longo do dia até 17°C. A meteorologista da Epagri/Ciram, Gilsânia Cruz, confirma que a entrada da primeira massa de ar frio polar da semana começou ontem e que dever ter mais duas, na quarta-feira e no fim de semana. “A partir de agora, vamos ter frio com intensidade e persistência”, complementa.

Serra Catarinense abaixo de zero
A semana deve ser ainda mais gelada na Serra Catarinense, com geada e possibilidade de 5°C negativos, principalmente na quinta (9) e na sexta-feira (10). Nas áreas altas do Oeste ao Planalto e de forma isolada nas demais regiões, previsão de geadas, com baixa amplitude térmica. Entre os dias 11 e 14, sábado a terça-feira da próxima semana, há possibilidade de geadas e temperaturas abaixo de zero na região.