Temperaturas devem chegar perto de 40°C nesta semana na região de Blumenau

Foto Eduardo Montecino/OCP News

Por: Felipe Elias

29/09/2020 - 17:09 - Atualizada em: 29/09/2020 - 17:25

Nos próximos dias, a temperatura sobe e as máximas podem se aproximar dos 40°C em Santa Catarina, com forte calor e possível quebra de recorde, especialmente entre quinta (1°) e sexta-feira (2). Esse aquecimento tem como principal causa a atuação de uma massa de ar quente associada aos ventos de noroeste.

Na região de Blumenau, os termômetros voltam a subir a partir desta quarta-feira (30), quando o sol aparece entre nuvens. No fim do dia, há condição para pancadas de chuva com algumas trovoadas.

Os modelos de previsão do tempo indicam uma acentuada elevação da temperatura na tarde de quinta, com máxima que varia entre 35°C e 37°C. O calor excessivo favorece a formação de áreas de instabilidade que trazem condição para pancadas de chuva, acompanhadas por trovoadas, descargas elétricas e com potencial para temporal.

Na sexta-feira, a passagem de uma frente fria pelo estado deve ocasionar novamente chuva em forma de pancadas e muda a situação na região. No sábado (3), a temperatura entra em declínio, oscilando entre 14°C e 22°C.

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul