Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

“Temos que dar o exemplo”, afirma jaraguaense que incentiva a doação de livros para crianças carentes

Foto Divulgação

Por: Elissandro Sutil

01/04/2021 - 13:04 - Atualizada em: 01/04/2021 - 13:07

Dizem que o espírito de equipe e a solidariedade movem montanhas e neste momento de pandemia, mais do que nunca, é importante e necessário ajudar o próximo.

Seja através de uma ligação, doação ou visitas, qualquer ação que traga felicidade para outra pessoa é válida.

Este é o caso da jaraguaense Jânia Maria Pereira que decidiu doar os livros da filha de 10 anos para outras crianças que não têm condições de comprar livros novos.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

Jânia conta que desde criança tem o hábito de ajudar as pessoas necessitadas e sua mãe foi a inspiração para isso.

“Cresci presenciando estas atitudes dela, apesar de não ter tido condições financeiras para ajudar com objetos e valores, ela doava seu tempo para ajudar com suas habilidades”, explica.

Foto Divulgação

As doações não são somente de livros: Jânia é arquiteta e constantemente realiza reformas, e quando pode, doa os móveis e eletrodomésticos descartados para quem precisa.

“Por ser arquiteta, faço muitas reformas, e sempre estou doando móveis e eletrodomésticos que os clientes me liberam para doação. Assim é minha vida, odeio acumular coisas que não uso, fico pensando nas pessoas mais necessitadas e que podem utilizar algo que está em desuso”, conta.

Iniciativa própria

Todos os livros doados vieram do próprio investimento de Jânia. Depois que a filha lê os livros, ela é incentivada a fazer as doações.

“Compro muitos livros para minha filha porque apesar da era digital, incentivo a leitura no livro de papel, e sempre que ela termina damos um tempo, pois às vezes ela lê novamente, e depois incentivo a fazer a doação para outras crianças que não tem condições financeiras para comprar”, conta.

“Assim vamos passando este hábito de geração para geração”, acrescenta.

Foto Divulgação

“É uma sensação incrível poder ver o sorriso das crianças com uma atitude tão simples”, destaca Jânia.

“Temos que dar o exemplo para as nossas crianças, incentivando contato com os livros, frequentando livrarias e bibliotecas, oferecer tipos diferentes de textos e respeitar o gosto da criança”, complementa.

“A leitura é um hábito que se cria, e só assim podemos mudar o futuro do nosso país”, acredita.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Elissandro Sutil

Jornalista e redator no OCP