Os vereadores participantes da Frente Parlamentar de Enfrentamento à Covid-19/Vacina Para Todos tiveram mais uma reunião nesta terça-feira (10). O encontro contou com a participação de representantes da Prefeitura Municipal que tiraram as dúvidas dos parlamentares sobre a ferramenta de atendimento “TeleCovid”.

O TeleCovid tem como objetivo orientar a população com informações preliminares sobre a Covid-19 pelo WhatsApp no número (48) 3445-8400.

“Nós continuamos com o serviço que já apresentamos aqui, recebendo essas pessoas que estão com suspeita ou tem confirmação, e prestamos todo o atendimento enquanto a pessoa está em isolamento, e vamos acompanhando diariamente pela ferramenta que é o botmaker. Nós temos uma base, treinada, pronta para o recebimento de demandas, por 10 dias fazer esse acompanhamento. Foi escolhido o botmaker para automatizar esse atendimento, fazendo com 20 pessoas um serviço otimizado e eficiente”, explicou o analista de dados e responsável técnico pelo aplicativo, Renan Dalpont Boeira.

A liberação das unidades de saúde foi um dos motivos para criação dessa ferramenta.

“Os atendimentos nas unidades básicas de saúde estavam em período, para poder atender os eletivos no outro período, já no app estávamos atendendo das 7h às 19h, ampliando esse atendimento para a população também nos finais de semana. Se continuarmos com essa baixa nos números da Covid vamos conseguir suprir a demanda dessa forma” declarou a enfermeira e integrante da coordenação de atenção básica do município, Eliane das Graças Camargo Santos, que não descarta o atendimento presencial.

“O intuito é não fechar a unidade em um período somente para a Covid. No momento em que nós encaminhamos o comunicado do novo modelo, frisamos que não é 100% da população que utilize a tecnologia, há o bom senso, se o paciente chega em estado mais grave, a unidade também vai fazer o atendimento. Algumas demandas têm que ser remanejadas, mas sempre pedimos para que não deixem de atender os pacientes. Precisamos cuidar dos pacientes, monitorar a situação deles para o melhor encaminhamento, melhor atendimento”, contou.

O encontro foi mediado pela presidente da Frente Parlamentar, Roseli De Lucca (PSDB). A frente se reúne quinzenalmente para debater assuntos relacionados à Covid-19 e à vacinação.