A tecnologia antiviral nos produtos têxteis ficou amplamente conhecida durante a pandemia do Coronavírus, tendo aplicações em peças de vestuário, máscaras e roupas de cama. Mas, existem muitos outros tratamentos para melhorar o desempenho dos tecidos, para que sequem mais rápido, afastem insetos ou deem conforto térmico. Esses procedimentos podem ser feitos em diferentes materiais com objetivo de proteger as pessoas ou proporcionar um dia a dia mais fácil.

O gerente comercial de Serviços da Huvispan Têxtil, Douglas Wruck, explica quais são os tratamentos mais utilizados nos tecidos na atualidade. A empresa, estrategicamente localizada em um dos maiores polos têxteis do país, na cidade de Blumenau/SC, desenvolve soluções de ponta para o segmento têxtil em uma estrutura de aproximadamente 21.000 m² de área construída.

“Apostamos nas melhores tecnologias de beneficiamento da atualidade, que conferem excelentes resultados de fixação e acabamento em malhas e tecidos em rolo”, informa Wruck. Além disso, o conjunto de maquinário para acabamento da Huvispan são equipados com dispositivos de controle automatizados, aquecidos por óleo térmico, auxiliando ainda mais na obtenção de produtos de alta qualidade, principalmente na poliamida.

Tratamentos diferenciados

Confira os acabamentos mais indicados hoje em dia para melhorar tecidos e malhas:

Toque encorpado: é um acabamento que proporciona aos tecidos um toque encorpado. É considerado um produto versátil para as mais diversas aplicações têxteis. Ele tem a característica de melhorar o Power, ou seja, elasticidade, alongamento do tecido. Esse produto tem característica de evitar o pilling, ou seja, bolinhas de atrito. É indicado para uso em 100% poliamida e poliéster, ou seja, vestuário fitness.

Toque gelado: o acabamento proporciona uma sensação de menor temperatura, ou seja, toque gelado. É aplicado em malhas, poliéster e poliamida.

Antimicrobiano: tratamento indicado para todos os tipos de fibras e artigos têxteis. O acabamento contém uma alta tecnologia que age evitando o crescimento de microrganismos, bactérias e leveduras, garantindo a integridade do substrato têxtil, como fios, malhas e tecidos, caracterizando-se, assim, como um produto têxtil inteligente. O tratamento antimicrobiano é diferente do antiviral, com isso, vale ressaltar, que ele não é eficaz na prevenção do vírus Covid-19.

Conforto térmico: acabamento que utiliza tecnologias que causam a termorregulação, ou seja, dinâmica da temperatura entre o ambiente e o corpo, se adaptando dinamicamente às mudanças de temperatura do corpo e do ambiente. É indicado para todos os tipos de fibras e artigos têxteis e é muito utilizado no vestuário em geral, principalmente em peças que tenham contato com o corpo, como sportwear, uniformes, linha hospitalar, locais refrigerados, ambientes frios, licitações, área militar, linha hospitalar e muitos outras possibilidades.

Dry profissional: acabamento exclusivo para as fibras Poliéster, PV e Aramida. A tecnologia usada neste acabamento proporciona ao acabamento a função de gerenciador de umidade, conferindo hidrofilidade permanente aos artigos têxteis para um maior conforto durante o uso.

Repelente a água e óleo: nesse acabamento é aplicada uma tecnologia que contém alta solidez à lavagem para todas as classes de fibras, tornando o produto resistente a água, óleo e outras sujidades. Contém flúor carbono puro de alto desempenho, sem solventes na formulação, considerado ecológico, tem resistência a pressão da água, e proporciona aos tecidos efeito de auto limpeza. Pode ser aplicado em todos os tipos de fibras e artigos têxteis.

Repelente de insetos: baseia-se na tecnologia de controle de insetos, como mosquitos (zica, dengue, chikungunya, malária), parasitas (piolhos, percevejos), formigas, traças, besouro do carpete, entre outros. De forma geral, proporciona repelência a insetos rasteiros e voadores e é indicado para todos os tipos de fibras e artigos têxteis.

Tie Dye: técnica que virou moda durante a pandemia, utiliza até três tingimentos em cores diferentes, onde entre cada tingimento é trançado o tecido para que dê o aspecto final dessa estampa marcante e alegre.

 

Receba as notícias de Blumenau e região pelo WhatsApp clicando aqui.