Iniciou nesta segunda-feira (5) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite para crianças de até 5 anos. A mobilização vai até o dia 30 de outubro em postos de saúde de todo o país.

Em Criciúma a imunização será feita das 8h às 17h nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que possuem sala de vacinação. No sábado, dia 17 de outubro, será o Dia D, com as UBSs abrindo das 8h às 17h, sem fechar ao meio dia.

Os órgãos de saúde tem alertado que a população deve procurar o serviço mesmo com a pandemia de Covid-19, pois a vacina é de extrema importância para manter as crianças imunes à doença.

A técnica de enfermagem do setor de imunização da prefeitura de Criciúma, Kelly Barp Zanette, afirma que não podemos nos preocupar com uma patologia e esquecer as outras. "A gente tem que salientar que a vacinação é de suma importância. É um direito da criança e um dever do pai, então a gente faz esse chamado. Mesmo que estejamos neste estado de pandemia, nós orientamos que o pai, a mãe, levem a criança para vacinar. Pedimos sempre que seja só com um acompanhante justamente para que não haja aglomero. Usem uso de máscara, álcool gel, tenham todos os cuidados, mas não deixem de vacinar o filho", lembrou Kelly.

"A paralisia infantil está erradicada em território nacional, mas para que a gente mantenha esse estado de erradicação, para que mantenhamos a paralisia infantil longe da gente, precisamos vacinar e proteger as crianças", completou a técnica.

A estimativa do Ministério da Saúde é que haja no país 11,2 milhões de crianças nessa faixa etária. A meta é imunizar 95% desse público.