Tarifa em Jaraguá do Sul deve ficar mais barata com nova licitação

Por: Elissandro Sutil

02/03/2018 - 11:03 - Atualizada em: 04/03/2018 - 09:29

O processo licitatório para concessão do serviço de transporte coletivo em Jaraguá do Sul deve ser lançado até o início do segundo semestre deste ano, conforme a procuradoria geral do município. A expectativa pelo lançamento de edital tem seus motivos. Um deles é que o projeto foi pensado e desenhado com o objetivo de otimizar o sistema e torná-lo mais eficiente.

https://ocponline.com.br/demanda-por-onibus-em-jaragua-do-sul-caiu-21/

Entre as alterações previstas no projeto está a mudança em relação a linhas e itinerários. Hoje, Jaraguá do Sul possui 23 linhas de ônibus com 563 itinerários diferentes. Conforme explica a engenheira Thais Liane Henning, da Diretoria de Trânsito e Transportes, esse número irá sofrer alteração: os usuários terão 36 linhas à disposição.

Mas o número de itinerários irá cair e é neste ponto que Thais faz uma observação. Segundo ela, o novo sistema seguirá um padrão para facilitar o uso.

“O usuário sabe exatamente onde esse ônibus irá passar todos os dias porque ele segue o mesmo itinerário tanto no caminho de ida quanto no de volta”, diz. “Além disso, absolutamente todas as linhas rodarão nos finais de semana, o que não acontece hoje”, completa.

Tarifa não deve aumentar com novo sistema

Outro fator fundamental para melhorar a eficiência do transporte e conquistar usuários está em relação à tarifa. A engenheira explica que muitas melhorias são pensadas, como a criação de faixas exclusivas e a reorganização do terminal, mas que isso tem um custo e não pode ser transferido ao usuário em forma de tarifa.

https://ocponline.com.br/vinte-linhas-de-onibus-terao-horarios-alterados-partir-de-quinta-feira/

Por isso, o município tem buscado recursos para viabilizar essas obras. Ela ainda ressalta importância do projeto para melhorar o sistema de transporte jaraguaense, que é alvo de duras críticas dos usuários. “Foi todo um preparo de planos antes do projeto. A gente via que o atual sistema é deficiente e não atende a demanda da cidade”, finaliza.

Outras medidas foram previstas para tornar o uso de ônibus em Jaraguá do Sul mais atrativo, como investimento na qualificação do terminal urbano, abrigos de passageiros, fiscalização, redução de custos operacionais, redução do tempo de viagem e redução dos custos de manutenção.