Uma família do bairro Jaraguá Esquerdo recebeu uma visita inusitada no fim da manhã desta quarta-feira (8): a de um tamanduá.

O animal adulto, da espécie tamandua tetradactyla popularmente conhecido como tamanduá-mirim ou tamanduá-de-colete foi resgatado pelos bombeiros voluntários de dentro do banheiro da residência.

Após a captura, o "visitante" foi encaminhado para a sede da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama).

Segundo o biólogo da instituição, Gilberto Ademir Duwe, após análise clínica, foi constatado que o tamanduá estava bem.

"Normalmente se o animal está debilitado o encaminhamos para um centro de reabilitação em Florianópolis. Como esse estava bem promovemos sua soltura na natureza", explica Duwe.

Tão logo se viu em liberdade, o pequeno tamanduá tratou de subir rapidamente na árvore mais próxima do local de soltura.

Foto Divulgação

Até o momento já foram resgatados 53 animais silvestres em áreas residências de Jaraguá do Sul nesse ano.

Grande parte foram cobras, gambás, mas também houve de outros bichos como jabuti (na Ilha da Figueira) e um murucututu-de-barriga amarela (na Barra do Rio Cerro).

"Na semana passada, também fomos acionados para recolher um veado que estava no quintal de uma casa no Amizade", relembra o biólogo.

Para este trabalho, as equipes técnicas da Fujama contam, desde 2017, com a parceria dos Bombeiros Voluntários de Jaraguá do Sul.

"Essa parceria tem sido fundamental principalmente nos fins de semana, feriados ou em horários que não podemos atender", destacou Gilberto Duwe.

Serviço

O resgate é feito mediante solicitação no número de telefone da Fujama (3273-8008) – segunda a sexta, das 7h30 às 17 horas. Nos fins de semana e feriados esta solicitação é feita pelo serviço 193 dos Bombeiros Voluntários.

 

Com informações da assessoria de imprensa

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul