Surto de virose leva centenas de pessoas ao hospital no Planalto Norte

Foto: Divulgação/Fundação Hospitalar Rio Negrinho.

Por: Elissandro Sutil

01/09/2021 - 17:09 - Atualizada em: 01/09/2021 - 19:04

Cerca de 150 pessoas foram ao pronto-socorro da Fundação Hospitalar Rio Negrinho nesta semana com queixas semelhantes: vômito, diarreia e náuseas. O diagnóstico médico dos moradores indica ser uma virose.

O surto iniciou na segunda-feira (30), quando diversos bairros da cidade apresentaram água suja com coloração marrom, por isso, muitas pessoas especulam que o surto de virose pode ter surgido por meio da água.

A moradora do bairro São Rafael, Emily Milchevski, de 20 anos, relatou que seu irmão, Rangel, começou a passar mal na terça-feira (31) e teve muita diarreia e chegou a desmaiar de tanto vomitar. Ela, por sua vez, teve uma sensação de náusea e diarreia na última sexta-feira (27).

Ainda, ela conta que após ligarem ao hospital do município, foram orientados a não irem ao pronto-socorro, pois já havia muita gente com casos semelhantes.

Segundo o consultor jurídico do Samae de Rio Negrinho, Gledson Gutierrez Gomes, o caso da água suja e as viroses “são dois fatos distintos”. Há casos de pessoas que não consumiram a água do Samae e que também tiveram sintomas parecidos, o que pode indicar que a contaminação veio de outro lugar. De acordo com o Samae de Rio Negrinho, a água passou por análise e não apresentou nenhuma alteração.

Nota da Prefeitura

A Prefeitura de Rio Negrinho, através de uma nota, informou que além das análises já feitas, as vigilâncias Sanitária e Epidemiológica já coletaram amostras de água e de pacientes e enviaram estes materiais para análise do Laboratório Central (Lacen).

Foto: Reprodução.