Surto de sarampo: joinvilenses que fizeram o Enem devem procurar os postos de saúde

Por: Tanara Fagundes

21/11/2019 - 09:11 - Atualizada em: 21/11/2019 - 20:18

A Secretaria da Saúde de Joinville está convocando todas as pessoas que participaram de grandes eventos entre os dias 9 e 16 de novembro, para comparecer às unidades de saúde mais próximas e verificarem a situação vacinal do sarampo.

Isso inclui todos os participantes das provas do Enem, que aconteceram dia 10 de novembro.

A medida é emergencial e visa prevenir o surgimento de novos casos. Pessoas que estiveram não só no Enem como também na Festa Adore, Festa do Mandela, Festa das Flores e sessões de cinema da cidade, registraram casos suspeitos de sarampo logo após o evento.

A mobilização para que essas pessoas procurem as unidades é fundamental para ampliar o bloqueio vacinal para evitar a expansão da doença. Uma pessoa vacinada evita que outras 12 sejam contaminadas.

Para que seja avaliada a situação vacinal, é necessário levar a Carteira de Vacinação. Caso não tiver, o cidadão vai receber as vacinas que estão em falta.

Dia D de vacinação contra o sarampo

No dia 30 de novembro, sábado, Dia D de vacinação contra o sarampo, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Joinville estarão abertas das 8 às 16 horas.

Todas as pessoas dos 6 meses aos 49 anos que ainda não verificaram sua situação vacinal devem comparecer a uma unidade de saúde munidas da Carteira de Vacinação para se certificar da necessidade de imunização.

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram

Facebook Messenger