Superlotação prejudica atendimentos no Hospital Santo Antônio

Gestores do HSA detalharam a situação durante entrevista coletiva | Foto Felipe Elias/OCP News Vale Europeu

Por: Felipe Elias

07/05/2019 - 14:05

Em coletiva de imprensa realizada na manhã desta terça-feira (7), a direção do Hospital Santo Antônio (HSA), de Blumenau, informou que a estrutura física da unidade está superlotada e com dificuldades de receber novos pacientes. Como medida preventiva, desde o final da tarde de ontem (6) o pronto-socorro adulto vem atendendo apenas casos classificados como de urgência e emergência.

De acordo com a gerente geral do HSA, Izabel Cristina Casarin, a situação tem sido agravada pelo aumento dos casos de menor complexidade. “Temos uma demanda muito grande e crescente no pronto-socorro, algo em torno de 250 a 300 pessoas por dia, sendo que dessa demanda 70% são pacientes não urgentes, que não deveriam estar no pronto-socorro”, afirmou.

Em virtude deste cenário, os pacientes que relatam problemas que podem ser tratados a nível primário, como enjoos, sintomas de gripe, resfriados e pequenos ferimentos, estão sendo orientados, durante o processo de triagem, a buscarem atendimento nas unidades de ESF (Estratégia Saúde da Família) e nos ambulatórios gerais.

Segundo Izabel, a expectativa é desafogar a estrutura física do hospital em até 48 horas, normalizando o fluxo de atendimento no pronto-socorro. Para a direção do HSA, a médio prazo a superlotação do setor poderia ser resolvida com a construção de estruturas de assistência intermediária, como as UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), além da conscientização da população a respeito dos casos que podem ser tratados na rede primária do município.

Prefeitura de Blumenau se manifesta

Por meio da Secretaria de Promoção da Saúde, a Prefeitura de Blumenau afirmou que dos sete ambulatórios gerais da cidade, três ficam abertos até as 21h e outros quatro até a meia-noite, com atendimento médico sem a necessidade de agendamento prévio.

O Município ressaltou ainda que, apesar de o Hospital Santo Antônio ser uma entidade privada filantrópica, repassa mensalmente cerca de R$ 650 mil de subvenção à entidade mantenedora. Além disso, destacou que em fevereiro também foi feito um aporte de R$ 1 milhão, por meio de emenda parlamentar, ao hospital.

A nota divulgada pela Prefeitura não faz menção quanto à implantação de unidades de pronto-atendimento.

Quer receber as notícias no WhatsApp?