Uma vaca de uma propriedade em Rio Otília, na cidade de Rio Fortuna, no Sul do Estado, surpreendeu os criadores após dar à luz bezerros trigêmeos. O fato, segundo os proprietários do animal da raça Jersey, chamou a atenção.
“Trabalhamos há 15 anos com vaca leiteira e nunca tinha visto uma gestação assim. Nós só ficamos sabendo que eram três quando precisamos ajudar o último a nascer”, conta a dona do animal, Lenita Boeing Bloemer.
Lenita diz que no domingo à tarde percebeu que a vaca havia entrado em trabalho de parto.
“Eram 14h30min quando nasceu o primeiro bezerro. Não costumamos intervir, pois elas sabem o que fazer e passam bem. Ficamos observando. Em seguida, nasceu o segundo. Quando vimos, havia um terceiro bezerro. Ele estava com dificuldades para nascer. Então, fomos ajudar”, relembra Lenita.
Porém, apesar de todos os esforços, o terceiro bezerro não sobreviveu. Segundo a proprietária, os bezerros se tornaram o centro das atenções.
“Nós os tiramos um pouco de perto da mãe para que ela pudesse ir se alimentar junto às demais. Os dois estão bem e logo depois voltam para ela. Eles ainda não têm nome, mas já vamos providenciar”, antecipa Lenita.

A vaca que deu à luz trigêmeos, todos machos, está na propriedade da família de Lenita há sete anos. Ela já havia parido outras vezes.
“Mas com três filhotes é a primeira vez. Na nossa propriedade é a primeira vez. Nós realizamos inseminação em nossos animais. É comum pela raça e pelo trabalho que desenvolvemos. Contudo, não esperávamos que viessem três de uma vez só”, revela Lenita.
Para alimentar os gêmeos, a vaca não está sendo ordenhada. Todo o leite vai para os bezerrinhos.
Caso isolado
Segundo especialistas, o nascimento de bezerros trigêmeos são casos isolados e as chances são poucas de acontecer.
“Quando contamos às pessoas, muitas não acreditam. Fizemos fotos dos três para que ficasse registrado”, completa a criadora de Jersey.
Lenita e a família vivem do gado leiteiro. Sua propriedade tem mais de 50 animais da raça Jersey.
Nascimento semelhante foi registrado em São Ludgero em 2012
Há oito anos, um caso semelhante ao registrado em Rio Fortuna chamou a atenção de veterinários e moradores de São Ludgero.
Em 2012, uma vaca deu à luz a três bezerros sem a utilização de inseminação artificial. O animal que pariu os trigêmeos era de porte médio, com pouca estrutura para três gestações.
A dona da propriedade, Charlene Becker, contou na época que chegou minutos depois do nascimento e se assustou quando viu os três terneiros ainda cobertos pela placenta.
“Só acreditei porque era na minha propriedade”, explicou a mulher quando tudo aconteceu.
Os dois machos e a fêmea de São Ludgero, na época, nasceram com 40 kg.
Os bezerros foram gerados do cruzamento entre um touro Brahman e uma vaca da raça pardo suíço.
O trabalho de parto foi mais demorado que do caso registrado em Rio Fortuna, no último domingo. Em São Ludgero, foram cerca de 24 horas até que os três bezerros nascessem. Todos nasceram vivos.
Fonte: Diário do Sul
Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:
Telegram Jaraguá do Sul