Startup Weekend propõe inovação para cidades inteligentes

Marcelo Wagner, um dos organizadores, explica que o evento segue metodologia internacional - Foto: Eduardo Montecino/OCP Online

Por: OCP News Jaraguá do Sul

04/05/2016 - 04:05

Usar a tecnologia e a inovação para a construção de cidades inteligentes. É este o objetivo central da segunda edição do Startup Weekend, que acontece em Jaraguá do Sul entre os dias 13 e 15 de maio, no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul (Cejas). Com inscrições abertas, o evento será o primeiro da série a abordar o conceito de “Smart Cities” (cidades inteligentes) no Brasil.

Serão 54 horas de imersão, envolvendo empreendedores, programadores e designers, a fim de estimular o compartilhamento de ideias e a criação e estruturação de negócios inovadores. “O evento segue uma metodologia internacional, em que os empreendedores têm a oportunidade de apresentar e discutir suas ideias e, com o auxílio de outros profissionais e mentores, desenvolvê-las. A proposta é que ao final do evento o empreendedor tenha um produto que realmente funcione”, explica Marcelo Wagner, um dos organizadores do evento de startups.

Durante o processo, os empreendedores também são desafiados a validar sua ideia junto ao mercado e a defender seu produto, que será avaliado por uma banca de profissionais. “Teremos cinco mentores com experiência no mercado, que irão coordenar o trabalho das equipes, dando sugestões e questionando os projetos. O maior prêmio é justamente o conhecimento e a visibilidade que o empreendedor ganha, junto com a oportunidade de mostrar seu potencial”, destaca Wagner. Além disso, a equipe vencedora receberá benefícios que o ajudem a alavancar o negócio, como consultorias, mentorias e horas de coworking.

Participante da primeira edição do Startup Weekend, realizada em novembro do ano passado, o empresário Cleiton Castelhano, de 33 anos, viu uma antiga ideia se transformar em uma empresa de sucesso graças ao apoio recebido no evento. “Com a ajuda dos mentores, reavaliei e reformatei minha ideia, que em pouco tempo virou uma empresa com um bom faturamento e uma cartela grande de clientes. Hoje, a aceitação do público é excelente, e parte disso se deve ao que aprendi com os mentores, que me fizeram pensar e sair da caixinha. É um processo de colaboração muito interessante”, relata o empreendedor. De acordo com o também organizador do evento, Benyamin Fard, Jaraguá do Sul possui um potencial econômico voltado para mercados como automação, TI e energias renováveis, setores diretamente ligados ao conceito de cidade inteligente. “Este conceito trabalha a comunidade e suas empresas para a criação de soluções com alta tecnologia e inovação, com o objetivo de capacitar as cidades para serem mais resilientes, eficientes e humanas. Queremos tentar fazer com que Jaraguá olhe com novos olhos para este potencial econômico”, comenta.

Segundo Fard, ampliando este leque de possibilidades, é possível criar uma economia de alto valor agregado para a cidade, tornando-a uma provedora de tecnologia nacional e internacionalmente. “Combinando esforços, podemos aprimorar a cidade, montando sistemas de mobilidade mais inteligentes, criando soluções de acessibilidade, sustentabilidade, redes de energia, ou seja, todo um sistema para uma cidade mais efetiva”, analisa.

Para se inscrever, basta acessar o link http://bit.ly/swjaragua2016. O passe tem o custo de R$ 100 e são 40 vagas disponíveis. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (47) 9125-7475 ou no facebook.com/SWJaragua. O Startup Weekend é o maior conjunto de eventos de startups do mundo, com edições realizadas em mais de 700 cidades, e recebe o apoio de empresas como o Google e Microsoft.