O mundo do sorvete é muito democrático, nos dias atuais existem os mais variados sabores, bem como sorvetes que atendem todos os públicos: com frutas, sem lactose, veganos e até sem glúten. O importante é saber que essa delícia muito consumida durante o verão e pode ser considerada um alimento nutricional.

Ele é fonte de proteínas, carboidratos, lipídios, vitaminas A, B1, B2, B6, C, D, E e K, além de cálcio, fósforo e outros minerais, além de ser uma ótima fonte de energia.

Existem ainda sorvetes feitos com leite de amêndoas e até mesmo leite de arroz, que são ótimos para que tem intolerância a lactose. Os gelados produzidos com leite conservam o cálcio.

A nutricionista Fernanda Piscicolaro explica que o leite não pode ser substituído pelo sorvete todos os dias, porem ele pode ser uma complementação de uma dieta rica em cálcio.

Foto divulgação/Pexels

Além de nutritivos, os sorvetes ajudam a tratar e a prevenir algumas doenças. É o caso dos sorvetes terapêuticos. Além de serem alimentos nutritivos, se adicionados ingredientes funcionais, como os probióticos e prebióticos, também gera efeitos benéficos à saúde.

Para quem tem a garganta mais sensível, a dica é, após tomar o sorvete ou durante a degustação sempre ter um copo com água na temperatura ambiente para tomar.

O sorvete também é muito indicado como dieta após algumas cirurgias: remoção das amígdalas, remoção dos dentes do siso, já que seu aspecto gelado possui propriedades analgésicas e evita hemorragias.

Sabendo de tudo isso, aproveite que o verão está chegando para se deliciar com este gelado.