Apresentar soluções práticas e criativas para problemas reais. Essa é uma das propostas da disciplina de Gamification - Business Games do curso de Administração do Centro Universitário Satc (UniSatc). A aula, que tem como proposta tornar algum processo ou contexto empresarial ou educacional em uma prática lúdica através da gamificação, teve seu trabalho prático apresentado pelos alunos da terceira fase do curso.

"Nesse caso, os acadêmicos ouviram as necessidades da Satc pelo olhar do pró-reitor de Ensino e Extensão, Jovani Castelan e por meio de uma ferramenta de gamificação desenvolveram propostas. Agora eles apresentam as soluções para problemas reais da SATC e temos a presença do Jovani como avaliador", explica o professor da disciplina, Diego Piovesan

Experiências criativas e aprendizado

A gamificação pode ser implementada para gerar engajamento, treinamento de colaboradores, aumentar a eficiência da produtividade, dentre tantas outras finalidades. Entender a proposta da disciplina é o primeiro desafio para os acadêmicos.

"Eles compreenderam exatamente a proposta da disciplina e houve muito engajamento da turma em solucionar os problemas reais apresentados. Eles compreenderam as dores e apresentaram soluções viáveis e de fácil aplicação", conta a coordenadora do curso de Administração da UniSatc, Katiane Stolk.

Trabalho ajuda no amadurecimento profissional

As dores apresentadas pelo pró-reitor de Ensino e Extensão da Satc, Jovani Castelan, foram resolvidas e apresentadas pelos alunos. "Fiquei muito grato de poder colaborar com os trabalhos dos alunos de Administração. Tiveram soluções muito criativas, que foram conduzidas muito bem pelos professores. São soluções que exigem tecnologia, mas que essa tecnologia nós temos disponível dentro da instituição. Mas, mais que as soluções, me chamou a atenção a maturidade destes alunos ao apresentar", afirma o pró-reitor.