Pracinhas de Corupá recebem homenagem

Pracinhas de Corupá recebem homenagem Pracinhas de Corupá recebem homenagem

Cotidiano

Por: OCP News Jaraguá do Sul

segunda-feira, 08:00 - 26/02/2018

OCP News Jaraguá do Sul
A Associação Nacional dos Veteranos da FEB (ANVFEB) – seccional de Jaraguá do Sul, realizou no sábado (24), no Monumento em Homenagem aos Pracinhas de Corupá, a solenidade que marcou os 73 anos da vitória dos soldados da FEB, na Tomada de Monte Castelo (Itália), em dia 21 de fevereiro de 1945, durante a Segunda Guerra Mundial. Estiveram presentes o prefeito João Carlos Gottardi, vice Arno Neuber, representantes do 62º Batalhão do exército de Joinville e de associações de pracinhas de Brusque, Itajaí, Florianópolis e Curitiba, vereadores, bombeiros, Polícia Militar e familiares de veteranos. Além das homenagens também foi colocada uma coroa de flores em homenagem aos pracinhas de Corupá junto ao Monumento dos Expedicionários.

Quer receber as notícias do OCP Online no whatsApp? Basta clicar aqui

Monte Castelo (Itália) é uma montanha de 977 metros, que foi ocupada pelos nazistas durante a Segunda Guerra e que tinham a área como um ponto estratégico de fácil visão e controle para impedir a passagem de seus inimigos para as outras regiões do norte italiano. Os americanos que já se encontravam instalados nas proximidades, não estavam conseguindo desmantelar essa ocupação alemã. Passaram então as ações de combates para os brasileiros sob neve e lama. Foram cinco tentativas de ataques, quatro delas frustradas. Os confrontos tiveram início em 24 de novembro de 1944, terminando com a sofrida conquista em 21 de fevereiro do ano seguinte, deixando um saldo de 150 soldados mortos, dentre esses 34 brasileiros.
Autoridades presentes na solenidade da ANVFEB em Corupá | Foto Divulgação/Prefeitura de Corupá

Entre os homenageados da solenidade da ADVFEB que ocorreu no sábado em Corupá estão:

  • Hildigard Ruth Hauck, esposa do veterano João Rodolfo Hauck, falecido em 13 de dezembro do ano passado;
  • O veterano da FEB, sargento Sebastião Menot Nunes recebeu o diploma e a medalha “Eternos Combatentes da FEB”;
  • As Associações da FEB, núcleos de Jaraguá do Sul, de Itajaí e de Florianópolis, agraciaram a professora, historiadora e escritora, Carmen Lúcia Rigoni,  o diploma e a medalha “Serviço de Saúde FEB”;

Além das homenagens também foi colocada uma coroa de flores em homenagem aos pracinhas de Corupá junto ao Monumento dos Expedicionários.

*Com informações da Prefeitura de Corupá
×