Solenidade cívica abre festividades dos 168 anos de Joinville

Foto Arquivo

Por: Gabriel Junior

06/03/2019 - 11:03 - Atualizada em: 06/03/2019 - 11:34

As festividades em comemoração ao aniversário de 168 de Joinville começaram nesta quarta-feira (6), com a solenidade de hasteamento das bandeiras, em frente ao prédio da Prefeitura de Joinville. O evento teve a participação da Banda do 62Batalhão de Infantaria, que executou os hinos nacionais e de Joinville, além de outras músicas do repertório.

A secretária de Educação, Sônia Victorino Fachini, destacou os 77 mil alunos atendidos nas unidades de ensino municipais, incluindo cursos profissionalizantes. “Todos nós trabalhamos em conjunto, num ambiente que acolhe e ensina, para que a nossa seja a melhor cidade de Santa Catarina, mantendo a qualidade na educação”, comentou.

O prefeito Udo Döhler apontou as crianças como as mais importantes do evento e elogiou a vocação, competência e dedicação dos docentes. “Por isso, nos sentimos tranquilos de ingressar na semana dos 168 anos. Estes jovens são os que cuidarão da cidade lá na frente, tornando Joinville cada vez mais segura, justa e feliz”, disse o prefeito.

Estavam presentes alunos da Escola Municipal Adolpho Bartsch, de Pirabeiraba – avaliada como a melhor instituição municipal de Joinville, em 2018, de acordo com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), do Ministério da Educação; além de alunos das escolas municipais Adolpho Bartsch, Professora Eladir Skibinski, Presidente Castello Branco, Plácido Xavier Vieira, e Governador Pedro Ivo Campos. Além disso, acompanharam a solenidade bombeiros mirins, autoridades, 62º Batalhão de Infantaria, Polícia Militar, Guarda Municipal, Departamento de Trânsito, secretários do governo e vereadores.

Programação

A programação do aniversário de Joinville segue nesta quinta-feira (7), às 20 horas, na Sociedade Harmonia Lyra, com o “Concerto de Aniversário – Joinville 168 anos”, com a Orquestra Villa-Lobos. A entrada é gratuita e os ingressos devem ser retirados na bilheteria do local, uma hora antes do espetáculo.

Na sexta-feira (8), será feita a entrega da Medalha do Mérito Dona Francisca, às 19 horas, no Teatro Juarez Machado. Neste ano, o homenageado será o advogado Carlos Adauto Vieira, personalidade emblemática do cenário cultural de Joinville, escritor, ex-presidente e membro da Academia Joinvilense de Letras (AJL).

Sábado (9), o dia do aniversário de Joinville começa com a homenagem ao imigrante, às 9 horas, no Cemitério do Imigrante. O público que prestigiar o evento também assistirá ao concerto de piano com a ex-aluna da Escola de Música Villa-Lobos, Ana Julia Lima. As 17 horas ocorre o desfile de aniversário, na avenida José Vieira (Beira-rio).

No domingo (10), a partir das 9h30, está programado o passeio ciclístico, com saída marcada da frente da Câmara de Vereadores.

Trânsito

A partir das 14 horas de sábado (9), o trânsito no entorno da área onde vai ocorrer o desfile, na Avenida José Vieira (Beira-rio), será monitorado por agentes do Departamento de Trânsito (Detrans). A partir das 15 horas as avenidas Marcos Welmuth, José Vieira e Hermann August Lepper (trecho entre as ruas Dona Francisca e Itaiópolis) estarão interditadas. O trânsito será liberado após o término do desfile, previsto para as 19 horas.

Quer receber as notícias no WhatsApp?