Sociedades manifestam tradições germânicas
Geral
quinta-feira, 08:07 - 13/10/2016

Se hoje muitos têm a oportunidade de conhecer os costumes trazidos por descendentes de alemães há mais de 100 anos para nossa região, é graças ao trabalho de diversos grupos espalhados por Jaraguá do Sul e cidades vizinhas. As Sociedades de Tiro surgiram para unir participantes de atividades como o tiro esportivo, manter a gastronomia, música e outros costumes, e permanecem ativos por causa do envolvimento de seus membros. E tudo sem perder a essência e as características presentes já no início de suas atividades.
É o caso da Associação Recreativa e Cultural Rio da Luz “Salão Barg”, uma das 15 sociedades que fazem parte da Associação dos Clubes e Sociedades de Tiro do Vale do Itapocu (ACSTVI) e que participam ativamente da Schützenfest desde a primeira edição. Localizada no bairro Rio da Luz I e com 101 anos de história, a sociedade compartilha das dores às delícias de manter a tradição alemã viva. São muitas as alegrias, porém também são muitas as dificuldades que devem ser superadas.
Atraindo muitos curiosos em conhecer a tradição do tiro, foco principal, a sociedade precisa também realizar outros eventos e encontrar formas de chamar novos membros para ser mantida de pé.
Segundo o presidente Celso Hille, um dos principais quesitos e que contribuem para a longevidade da sociedade é a contribuição de todos. “Só conseguimos realizar eventos porque contamos com o voluntariado dos membros. Isso mostra a união que todos têm e só traz benefícios para a tradição”, defende. Além disso, ele explica que a contribuição entre sociedades é grande. “Todas têm um vínculo forte, principalmente nós com as vizinhas aqui da região do Rio da Luz. Participamos das festas deles e eles das nossas, e isso fortalece todo o trabalho”, conta.
Assim como ocorre em outras sociedades, são feitos diversos eventos ao longo do ano para manter o caixa ativo. Além da participação na Schützenfest, onde todas as sociedades recebem uma verba pelo trabalho exercido, o Salão Barg realiza ao longo do ano a Immigrantenkönigsfest (Festa de Rei do Imigrante), três festas de Rei e Rainha do Tiro, cinco edições da Noite das Sopas e Cremes, um almoço típico e o jantar da Escolha da Rainha. O espaço também é locado para eventos, como casamentos e aniversários. “Dessa forma conseguimos levantar recursos para investir em melhorias na estrutura e também em equipamentos que a sociedade precisa”, explica.
Preocupação em atrair os jovens
Um dos principais objetivos de todas as sociedades é garantir que a tradição tenha continuidade. Para isso, a busca pelo envolvimento de integrantes jovens é grande. No Salão Barg, essa é uma preocupação que, felizmente, vem sendo contornada. “Sempre nos preocupamos em buscar mais pessoas para a sociedade, mas apostamos nos mais novos para trazerem novas ideias. Percebo a necessidade da renovação”, defende o presidente Celso Hille.
Quem carrega nos ombros a responsabilidade de contribuir para o aumento da participação dos jovens é o diretor de tiro, Anderson Hornburg. Aos 22 anos, ele foi influenciado pela família, que tem histórico no Salão Barg, e desde os 18 anos integra a diretoria. “Um dos maiores percalços das sociedades é aliar a preservação da tradição com a modernidade. Temos que buscar maneiras de trazer a renovação, mas sem mudar a essência de todas as atividades daqui”, afirma. Uma das estratégias da sociedade é envolver toda a família nas ações e também buscar maneiras dinâmicas de cativar os jovens para o tiro esportivo, por exemplo.
SOCIEDADES
• Associação Desportiva Atiradores De Guaramirim - Adag
• Associação Desportiva e Recreativa Amizade
• Associação Esportiva e Recreativa Vieirense, no bairro Vila Lalau
• Associação Recreativa e Cultural Rio da Luz “Salão Barg”
• Clube Atlético Baependi
• Sociedade Atiradores Independência, no bairro Garibaldi
• Sociedade de Atiradores Ribeirão Grande da Luz
• Sociedade Desportiva Recreativa Rio da Luz II Salão Centenário
• Sociedade Esportiva e Recreativa Aliança, bairro Rio Cerro II
• Sociedade Esportiva e Recreativa Bandeirantes, em Schroeder
• Sociedade Esportiva e Recreativa Guarany, no bairro Rio da Luz II
• Sociedade Esportiva e Recreativa Cultural Hansa Humboldt, em Corupá
• Sociedade Recreativa Alvorada, no bairro Rio Cerro II
• Sociedade Recreativa Desportiva 25 de Julho, no bairro Jaraguá 99
• Sociedade Recreativa Vitória - Rio Da Luz
×