Sistema de combate a incêndio – Claw

Por: OCP News Jaraguá do Sul

01/03/2016 - 15:03 - Atualizada em: 01/03/2016 - 15:34

claw

O sistema de combate a incêndio CLAW oferece o que há de mais moderno e seguro no quesito combate ao fogo.

Pronto para instalar na rede de hidrantes ou sprinklers, é fabricado sobre base metálica com toda estrutura pronta, são pré-montados em fábrica e constituídos por todos os equipamentos de uma casa de bombas convencional para sistemas de combate ao incêndio. Todos os sistemas são pré-conectados, diminuindo o trabalho de instalação ao mínimo possível, Isto propicia redução de custos e eliminação de eventuais problemas de instalação na obra, reduzindo o tempo de execução do projeto.

Construído somente com produtos de alta qualidade, oferece tranquilidade e confiabilidade na prevenção de incêndios, adequando-se às exigências normativas (inclusive do corpo de bombeiros).

Como todo o conjunto é fabricado de acordo com a necessidade de cada cliente, este se torna um projeto específico.

Para um controle total do sistema, este conta com registros na sucção e recalque, válvulas de retenção e pressostatos.

O sistema possui motobomba elétrica principal, motobomba a diesel e motobomba jóquei e o quadro de comando é totalmente automatizado, gerenciando todo o funcionamento das motobombas.

O SISTEMA
O sistema de combate a incêndio tem por objetivo auxiliar as equipes de combate em casos de sinistro. É um sistema que utiliza um esquema simples de interligação de motobombas por meio da automação, para desempenhar um papel importantíssimo durante as operações de combate.

Todos os sistemas são feitos sob encomenda e seguindo os requisitos pedidos pelas equipes de segurança ao realizar uma consultoria. Podem ser aplicados nos mais diversos estabelecimentos e com diversas configurações, tudo isso para que o cliente sinta confiança no produto comprado e com o menor custo possível, porém sempre seguindo as normas de segurança. Pintura conforme normas regulamentadoras (NR26) para sistema de segurança: 5R4/14 Vermelho Segurança.

Dados necessários para iniciar o escopo do projeto:
(Fornecido pelo engenheiro responsável ou corpo de bombeiros)
-Vazão máx. necessária: (m³/h)
-Pressão máx. necessária: (m.c.a)
(Fornecido pelo engenheiro responsável ou pelo proprietário)
-Rede elétrica: Monofásica/Trifásica e tensão (v)
-Espaço da casa de máquinas: (m²)/(m³)
-Dimensão da tubulação instalada no cliente e características técnica do material

FUNCIONAMENTO
O sistema de combate a incêndio funcionará da seguinte forma, independente da configuração escolhida pelo cliente: Após montado o sistema no ambiente do cliente, a rede de distribuição será inundada pelo próprio sistema de combate. Assim que a pressão dentro da rede hidráulica estabilizar e manter-se na pressão ajustada pelo responsável do start-up, o sistema desligará e estará apto a funcionar.

Com o sistema devidamente montado, as bombas só trabalharão se necessário.

Função da bomba jockey:
A jockey irá entrar em funcionamento somente se houverem pequenas quedas de pressão. Assim ela irá suprir o sistema caso aberta alguma saída pequena da rede ou a rede possua algum vazamento que diminua a pressão.

Função da bomba principal:
Se no caso da pressão baixar bruscamente e mesmo após a bomba jockey em funcionamento não reestabelecer a pressão nominal, somente a partir de um tempo determinado a bomba principal entrará em funcionamento, para suprir a demanda de vazão e pressão do sistema.

Função da bomba secundária:
Em alguns sistemas, pode ser solicitado, além de uma bomba principal também uma secundária. Ela é requisitada para casos em que se a bomba principal não funcionar e/ou necessitar de manutenção e o sistema precisa estar apto a funcionar em caso de necessidade, a bomba secundária será utilizada como a bomba principal.

Função da bomba à combustão:
Em casos em que a rede elétrica deverá ser cortada, a bomba à combustão será utilizada como a bomba principal, pois não teremos mais como utilizar a bomba jockey para repor a pequenas pressões perdidas. A bomba funcionará até o desligamento manual por meio do painel de controle.

Dispomos de uma equipe pronta para lhe atender, sanando suas dúvidas e formulando orçamentos específicos para a sua necessidade. A seguir mostramos todos os principais componentes do conjunto descrevendo a função de cada um deles.

Divulgação SCI CLAW-4

Descritivo dos itens:
01- Entrada de água. Deve ser conectado ao reservatório por onde a água chega até as bombas para que seja feito o bombeamento e ou pressurização do sistema .
02- Saída de água. Deve ser conectada a rede de tubulação e hidrantes para combate a incêndio.
03- Motobomba jockey. Ira pressurizar o sistema, mantendo a rede de hidrantes pronta para uso em caso de emergências.
04- Motobomba principal elétrica. Irá alimentar o sistema em caso de quedas bruscas de pressão (situação de emergência, incêndio, abertura de hidrantes).
05- Motobomba mancalizada a diesel. Entra em funcionamento com motor a combustão em caso de corte ou queda de energia elétrica, mantendo a rede de hidrantes alimentada.
06- Motor a combustão diesel. É responsável por alimentar a bomba mancalizada.
07- Registros. São responsáveis por permitir a retirada de cada bomba em separado para uma eventual manutenção, sem que tenhamos que deixar a instalação desprotegida.
08- Bateria. Para partida do motor a combustão e também alimentar os componentes elétricos do painel.
09- Reservatório de pressão. É responsável por manter a pressão do sistema evitando o acionamento constante da bomba jockey por pequenas quedas de pressão causadas por pequenas aberturas ou vazamentos na rede de hidrantes onde o conjunto está instalado.
10- Painel de comando. É quem monitora o sistema e comanda a partida das bombas.
11- Pressostatos. Monitoram a pressão do sistema informando ao painel quando ligar as bombas.
*Como todo o conjunto é fabricado de acordo com a necessidade de cada cliente, este se torna um projeto específico porém com as mesmas características funcionais.

claw

CLAW Comercial Importadora e Exportadora Ltda.
Rua Leno Nicoluzzi, 178 • Bairro Água Verde • Jaraguá do Sul – SC • 89254-620
47 3273.0101 • claw@claw.ind.br • www.claw.ind.br