Jaraguá do Sul recebe agora em junho um novo serviço: a locação de bikes compartilhadas por um sistema de aplicativo. Além das bicicletas serem um meio de transporte prático e saudável, também facilitam a mobilidade urbana.

A iniciativa de oferecer a locação de bikes é da startup catarinense ALLMobility, por meio da goMOOV. As operações estão previstas para iniciar até a segunda quinzena deste mês.

Jaraguá do Sul é a segunda cidade o Estado contar com o serviço desta startup. A ALLMobility projeta que as operações cheguem a mais de 660 cidades nos próximos cinco anos, segundo o CEO da ALLMobility, Jean Cardoso.

A operação iniciou no Norte do Estado, na cidade matriz da startup AllMobility, Joinville. O empresário Tiago Bogo é o franqueado em Jaraguá do Sul e está instalando mais de uma centena de parking zones na cidade, aonde as bicicletas elétricas poderão ser compartilhadas.

A proposta foi apresentada ao poder público em março, em reunião com vice-prefeito Jair Franzner, aos secretários de Planejamento e Urbanismo Eduardo Bertoldi, de Desenvolvimento Econômico e Inovação Daniel Schmitz de Arruda, e de Administração Argos José Burgardt.

Além destes, o presidente do Comitê Inova Jaraguá Gustavo Pacher e o presidente da Acijs e integrante do mesmo comitê Luis Leigue, acompanharam a visita dos representantes da empresa na época.

Aplicativo de compartilhamento

O novo sistema de operação para o transporte urbano da cidade "traz a micromobilidade através de compartilhamento por aplicativo, como solução para os pequenos percursos do dia, otimizando o deslocamento", explica a empresa.

O mapa indica o veículo mais próximo e basta ir até o local, já com o aplicativo instalado no celular e cartão de crédito cadastrado para desbloquear e realizar o trajeto de forma ágil, sustentável e segura. Todos os veículos são rastreados por GPS e possuem sanitização ativa do produto SD-ST.

Segundo a startup, os Parking Zones são locais estratégicos para retirada ou devolução dos veículos e devem ser verificados no mapa do app GoMoov sempre que houver necessidade. De modo inédito de operação a empresa é dockless, ou seja, não trabalha com estações fixas, mas sim com estacionamentos virtuais, podendo ou não ter os equipamentos disponíveis.

A frota oferece quatro tipos de veículos elétricos: bicicleta, patinete, scooter e a GoBike. Em fase inicial estão nas cidades as e-bikes e patinetes, abrangendo o uso habitual nas ruas por tempo de uso (sharing), opção de contraturno noturno com tarifa única por dia, locomoção interna para grandes parques fabris ou universidades e delivery.

São veículos exclusivos e apropriados para as vias do Brasil com o propósito primordial de devolver o tempo das pessoas. Desta maneira, a empresa chega para transformar a mobilidade urbana do país.

Com aplicativo intuitivo e de fácil usabilidade, o QR Code no próprio modal libera, trava e oferece também o sistema de paradinha, quando o cliente assegura a continuidade do seu trajeto mesmo quando precisa parar no caminho, mas continua com o aluguel assegurando a sua “reserva” do equipamento.