Sine de Jaraguá do Sul usa WhatsApp para divulgar vagas de emprego

Por: OCP News Jaraguá do Sul

08/08/2017 - 08:08 - Atualizada em: 26/04/2018 - 15:51

Uma ação inovadora criada pelo Sine de Jaraguá do Sul tem facilitado a vida de quem está em busca de emprego na cidade. É que desde o final de junho, o órgão passou a utilizar o aplicativo Whatsapp para divulgar as oportunidades de trabalho registradas nas empresas da região, numa tentativa de agilizar o processo de contratação e ampliar o acesso à informação. A iniciativa tem dado resultado – em pouco mais de um mês, cerca de 3,3 mil pessoas já se cadastraram no novo canal de comunicação, segundo informações divulgadas pelo gerente de Trabalho e Emprego do Sine, Ronnie Lux.

O principal objetivo da ação é evitar que os profissionais precisem se deslocar até o Sine para conhecer as vagas disponíveis na cidade, além de otimizar o atendimento da agência, explica Lux. “Para quem está desempregado, o dinheiro gasto com o ônibus é muitas vezes o valor de um almoço ou jantar. Com esta medida, as pessoas não precisam ficar vindo ao Sine para checar as vagas, essas informações são enviadas diretamente no celular, facilitando o acesso aos dados que realmente interessam. Como resultado, o atendimento fica mais fácil e rápido, pois o profissional vem sabendo o que procura”, afirma o gerente.

Atualmente, o número de vagas em aberto no Sine gira em torno de 90 a 110 oportunidades, aponta Lux. No final de junho, o órgão chegou a ter 192 vagas disponíveis, o maior volume do Estado. Segundo dados do Ministério do Trabalho, no mês passado 59 pessoas foram realocadas no mercado com o apoio do Sine de Jaraguá do Sul – para se ter uma ideia, o número é seis vezes maior do que o registrado no mesmo mês do ano passado, quando apenas oito pessoas foram contratadas por meio do órgão. O resultado se deve, em boa parte, pela melhora no cenário econômico e pela maior eficiência no atendimento, avalia o gerente.

“A efetividade da contratação ficou muito rápida. Com exceção de funções extremamente técnicas, temos conseguido achar os profissionais com muita agilidade, afinal, são mais de 3 mil pessoas recebendo e divulgando cada nova vaga”, diz Lux. “Isso é muito positivo, porque quanto mais rápido um profissional volta a o mercado, mais rápido ele volta a produzir, consumir e gerar renda, criando oportunidades para outras pessoas”, salienta.

As vagas divulgadas contemplam todos os perfis profissionais e áreas de atuação disponíveis do município. O envio das informações é feito por meio de uma lista de transmissão, ou seja, cada pessoa recebe os dados de forma individualizada. O modelo costuma ser mais eficiente do que os grupos, uma vez que evita a perda das informações ou o surgimento de tópicos não relacionados com o tema. “É importante salientar que o Sine não repassa outras informações que não sobre as vagas por meio do aplicativo, até por que seria inviável responder dúvidas de tantas pessoas por lá. Sendo assim, quem tem interesse em alguma vaga ou deseja alguma informação extra precisa procurar o atendimento normal”, destaca Lux. Nestes casos, o profissional pode procurar o Sine de Jaraguá do Sul diariamente entre as 7h30 e as 11h30, ou das 12h30 às 16h30.

WhatsApp: 9.8901-5333