Simpósio orienta compradores para prestigiarem a agricultura familiar

Por: OCP News Jaraguá do Sul

26/04/2018 - 22:04 - Atualizada em: 27/04/2018 - 09:06

Cerca de cem representantes de instituições ligadas ao governo federal e de organizações da agricultura familiar do Estado participaram na manhã desta quinta-feira (26) do Simpósio de Compras de Alimentos da Agricultura Familiar de Santa Catarina, ocorrido no Hotel Tureck, em Corupá, no Norte catarinense.

O evento foi iniciativa do deputado federal Mauro Mariani com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Secretaria de Estado da Agricultura e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Corupá, por meio da Divisão de Agricultura.

Gestores públicos e servidores das unidades de compra e licitação das Forças Armadas, universidades federais e da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e de órgãos do governo federal, estadual e municipal, além de representantes das organizações da agricultura familiar participaram do simpósio, que teve  objetivo de estreitar a parceria entre o MDS, Ministério da Defesa, Forças Armadas e órgãos da União, Estados e municípios no apoio às aquisições de alimentos da agricultura familiar pela modalidade Compra Institucional do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Segundo o diretor do Departamento de Apoio à Aquisição e à Comercialização da Produção Familiar do MDS, José Paulo de Almeida, as compras públicas promovem a aquisição de alimentos produzidos pela agricultura familiar e uma alimentação mais saudável com alimentos que estão mais perto dos consumidores. Desta forma, todos se beneficiam desde o agricultor familiar até os órgãos governamentais e o consumidor final.

O deputado Mariani ressaltou dados que apontam que enquanto o Brasil apresentou crescimento de 1% no ano passado, a agricultura teve 13%. “Esperamos que deste simpósio possam sair muitos negócios que vão impulsionar a agricultura familiar de nosso Estado.”

Para o prefeito de Corupá, João Carlos Gottardi, um evento do porte deste que aconteceu nesta quinta-feira no município demonstra todo o potencial que a agricultura familiar tem no Estado. “Nosso município já é exemplo ao adquirir 40% da merenda escolar vinda de cooperativas que são as principais responsáveis por congregar e agregar valor aos produtos da agricultura familiar. Ao sediar um evento como este, estamos demonstrando que a agricultura familiar é forte em todo o Estado e abrindo mais portas para os agricultores aumentarem sua renda”, concluiu.

Produtos da agricultua familiar expostos no encontro | Foto Áurea J. Arendartchuk/Prefeitura de Corupá/Divulgação/OCP

Orientação e preparativos para as chamadas públicas

Integraram a programação do simpósio um painel sobre Estratégia de Compras de Alimentos da Agricultura Familiar para atendimento de órgãos públicos – agenda 2018 com o diretor do Departamento de Apoio à Aquisição e a Comercialização da Produção Familiar do MDS, José Paulo de Almeida, e a coordenadora geral de Aquisição e Distribuição de Alimentos, Hetel dos Santos.

Técnicos e servidores das áreas de compras também foram orientados sobre a preparação das chamadas públicas no atendimento das demandas de alimentos dos órgãos públicos. Também houve a contribuição dos órgãos parceiros e exposição dos produtores familiares da região.

Segundo Hetel, o Simpósio de Compras de Alimentos da Agricultura Familiar de SC esclareceu sobre o Decreto nº 8.473, de 22 de junho de 2015, que estabeleceu que do total de recursos destinados à aquisição de gêneros alimentícios pelos órgãos e entidades Administração Pública federal pelo menos 30% deverão ser destinados à aquisição de produtos de agricultores familiares e suas organizações e empreendedores familiares rurais.

Estiveram presentes na abertura do evento o delegado federal do Desenvolvimento Agrário de SC, Rafael da Silva Laranjeira; o deputado federal  Mauro Mariani; o diretor do Departamento de Apoio à Aquisição e Comercialização da Produção Familiar do MDS, José Paulo de Almeida; o secretário de Estado Agricultura e da Pesca, Athos de Almeida Lopes; o prefeito de Corupá, João Carlos Gottardi; e o vice, Arno Neuber.

*Com informações da assessoria de imprensa da Prefeitura