No sábado (10), entre 10h e 17h, a Secretaria de Saúde de Joinville realiza mais uma ação para incentivar a vacinação contra a poliomielite (paralisia infantil). O público-alvo são crianças de 1 ano a menores de 5 anos.

Equipes de vacinadores estarão nos shoppings Garten, Mueller e Cidade das Flores para imunizar os pequenos.

 

 

A orientação aos pais é que apresentem a Caderneta de Vacinação da criança, porém quem estiver sem o documento receberá um comprovante avulso. Durante esta ação, será disponibilizada apenas a vacina contra a poliomielite, que é em gotinha.

Em Joinville, desde o início da campanha contra a Poliomielite, lançada em agosto, foram aplicadas 9.415 doses, o que representa apenas 29,13% do público-alvo. O índice abaixo da cobertura nacional que é de 32,55%.

De acordo com a Secretaria da Saúde de Joinville (SES), os grupos com pior desempenho são os das crianças de 2 anos (27,30%) e 3 anos (27,52%). Entre as crianças de 4 anos, 28,50% foram imunizadas e, de 1 ano de idade, 33,34%.

“A vacinação é bem rápida, são apenas duas gotinhas que protegem as crianças contra a poliomielite. Atualmente, a doença é considerada eliminada no Brasil, mas nós não podemos baixar os índices de imunização, pois há países em que a doença ainda circula. Vacinar seu filho é garantir que ele estará protegido, é demonstrar cuidado e amor”, reforça o secretário de Saúde, Andrei Kolaceke.

Campanha de vacinação contra a poliomielite e multivacinação é prorrogada

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação 2022 foi prorrogada até o dia 30 de setembro. O objetivo do Ministério da Saúde é ampliar as coberturas vacinais e a adesão da população à vacinação.

O público-alvo da campanha da poliomielite são crianças de 1 ano a menores de 5 anos. A Campanha de Multivacinação, por sua vez, é destinada a crianças e adolescentes menores de 15 anos que não foram vacinados ou estão com esquemas vacinais incompletos e precisam atualizar a Caderneta de Vacinação.

Além das vacinas da campanha, a imunização contra a Covid-19 também está disponível para crianças a partir dos 3 anos; para pessoas com 12 anos ou mais, que precisam tomar 1a, 2a ou dose de reforço; e para pessoas com 30 anos ou mais ou imunocomprometidos que precisam tomar a segunda dose de reforço (4ª dose).

As vacinas estão disponíveis na Sala de Vacina Central (rua Abdon Batista, 172, Centro) e nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs). A relação completa dos locais e horários de atendimento está disponível no site da Prefeitura de Joinville.