No apoio ao enfrentamento do novo coronavírus, o SESI tem colocado à disposição de empresas e comunidade em geral testes para diagnósticos da Covid-19.

Os testes vem em conjunto com o protocolo de monitoramento da saúde dos trabalhadores desenvolvido pela entidade, o Coronadados.

O Corona Dados é totalmente gratuito, e pode ser importante para gerar informações para tomada de decisão no âmbito das empresas. São mais de 250 empresas em SC já usando e muitas Prefeituras também.

São disponibilizados os dois testes: RT-PCR e Teste Imunológico (Rápido). O RT- PCR analisa a carga viral na pessoa testada. É realizado por meio da coleta com um swab (cotonete comprido) de células da nasofaringe (fundo do nariz).

Após a coleta, é enviado ao laboratório para a análise e identificação ou não do material genético do Sars-Cov-2, o vírus que causa a Covid 19. Ou seja, este teste identifica o vírus no período em que ele está ativo no corpo humano.

O teste é indicado para aplicação no início da contaminação, do terceiro ao sétimo dia de sintomas. P

orém, também pode ser realizado em pessoas assintomáticas, pois conforme as autoridades 30% dos casos de pessoas infectadas são assintomáticos, ou seja, não apresentam sintomas da doença, porém tem o vírus no organismo e acabam disseminando.

O resultado deste teste é conhecido em 72 horas.

O Teste Imunológico (Rápido) é realizado como auxílio no diagnóstico. Ele não identifica o vírus, mas sim os anticorpos que a pessoa testada tem no organismo.

No ciclo de vida do vírus no organismo, é produzido antígeno, substância estranha ao organismo que desencadeia a produção de anticorpos, que são os defensores do organismo.

Neste teste são identificados dois anticorpos: IgM, produzido primeiro, a partir do décimo dia de sintomas definindo a fase aguda da doença; e o IgG, produzido em torno do décimo quarto ou décimo quinto dia de sintomas e que permanece como cicatriz imunológica no organismo após o desaparecimento do IgM.

O teste é mais simples, sendo necessário apenas uma gota de sangue do dedo da pessoa testada. O resultado fica pronto em 15 minutos.

Empresas e pessoas interessadas em agendar para a aquisição dos testes na Clínica SESI dispõem dos itens para pronto atendimento. O contato pode ser feito pelo telefone (47) 3372-9564 ou pelo e-mail patricia.laube@fiesc.com.br.

 

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Mais notícias você encontra na área especial sobre o tema:

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul