Servidores públicos votam pela suspensão da greve em Jaraguá do Sul

Geral
sexta-feira, 06:00 - 07/04/2017

Por: Natália Trentini e Rosana Ritta, com informações e foto de Verônica Lemus
Prestes a fechar cinco semanas de paralisação, os servidores públicos municipais de Jaraguá do Sul decidiram na noite desta quinta-feira suspender a greve da categoria e retornar ao trabalho nesta sexta (7). Os servidores informam que a greve não terminou. Eles se manterão em estado de greve, enquanto aguardam a abertura de um canal de negociação com a Prefeitura.
A categoria reivindicava a retirada da Câmara de Vereadores dos projetos de lei de autoria do Executivo que cortam benefícios do funcionalismo, como o vale-alimentação, FGTS dos servidores temporários (os Admitidos em Caráter Temporário) e a progressão salarial na carreira, juntamente com a abertura de negociação com a Prefeitura. Algumas tentativas foram feitas nesta semana, mas não houve acordo e o prefeito Antídio Lunelli, segundo o sindicato, não atendeu aos apelos de uma audiência.
Com a maioria dos projetos aprovada pelos vereadores e como a Prefeitura não sinalizou com a intenção de rever as perdas que, segundo os servidores, deve afetar em até 30% seus vencimentos e acabar com o plano de carreira, eles votaram pela suspensão do movimento.
A Prefeitura vinha convocando os servidores para que retornassem ao trabalho, baseada em decisões da Justiça que consideraram em parte o movimento ilegal, e para evitar as demissões dos ACTs, que têm contratos mais vulneráveis e foram convocados pela Prefeitura a retornarem, sob risco de demissão, os servidores resolveram retomar o trabalho já nesta sexta-feira.
"Foi a votação mais difícil de todas. Nada do que a gente fale vai tirar a dor de ter a Justiça contra a gente. No íntimo, sabemos que perderemos nossos direitos gradualmente", lamenta uma professora. Ela estava entre os servidores que estavam convictos da continuidade do movimento, que teve votação apertada.
"Mas não abrimos mãos de nossos direitos", reforça outra professora, para destacar que nova assembleia será realizada para avaliar o movimento.
Marcada para as 18h, no Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Vestuário de Jaraguá do Sul (STIVestuário), a assembleia começou com cerca de uma hora de atraso. O conselho de greve, formado pelos representantes dos locais de trabalho dos servidores, e a diretoria do sindicato da categoria estiveram reunidos até momentos antes com o promotor do Ministério Público, Rafael Meira Luz, e representantes da administração municipal.
×