Servidores do PA Leste protestam contra falta de condições de trabalho

Por: Windson Prado

28/02/2018 - 15:02

Os funcionários do PA (Prontoatendimento) Leste de Joinville fizeram duas paralisações de meia hora nesta quarta-feira (28) para cobrar da Prefeitura de Joinville melhores condições de trabalho. A primeira foi de manhã e a segunda, no período da tarde. De acordo com informações repassadas pelo Sinsej (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Joinville e Região) a ação foi organizada depois de uma enfermeira ser agredida pela acompanhante de um paciente, na noite da última segunda-feira (26).

O sindicato afirmou que o PA Leste está operando com superlotação. A média de atendimento diária é atualmente de 600 pacientes. O que compromete o serviço prestado à comunidade e sobrecarrega os funcionários. Na segunda, cerca de 690 pessoas foram atendidas naquela unidade de saúde. “Esta realidade não é diferente no PA Norte e o PA Sul, que se encontra em obras. Apenas 25 funcionários por turno são responsáveis por toda esta demanda. Na noite da agressão, havia apenas duas enfermeiras e dois médicos trabalhando”, disse o Sinsej por meio de nota.

O funcionários do PA Leste também afirmam que faltam medicamentos em toda a rede municipal de saúde. Entre eles: Diosmina, Omeprazol, Losartana, Furosemida, Metformina, Carvedilol, Cefalexina, Dipirona, Espironolactona, Estriol, Soro Nasal, Beclometasona, Alopurinol, Carvedilol e Propatilnitrato. Além disso, não há regularidade na reposição de fraldas geriátricas desde novembro de 2017. Nas três regionais da atenção básica – Centro, Sul e Norte – faltam medicamentos psicotrópicos.

“Acreditamos que essa situação não é um caso isolado, mas de uma crescente revolta da população, que não encontra a estrutura adequada, medicamentos e o atendimento de suas necessidades”, falou o diretor do Sinsej, Edson Tavares.

Os servidores exigem a contratação de mais pessoal, segurança, reposição de materiais e remédios faltantes, bem como o fim do assédio moral. Na próxima segunda-feira (5), estes trabalhadores devem participar da Comissão de Legislação da Câmara de Vereadores, às 15 horas, onde será discutido o projeto de lei complementar 122/2017, que extingue 36 cargos no município.

Contraponto

A Prefeitura de Joinville informou que está aberta para ouvir as demandas dos servidores. Os processos de melhorias no atendimento são realizados em conjunto com toda a equipe para que não haja prejuízos no atendimento aos usuários. Sobre a falta de medicamentos, processos de compra estão em andamento.