Serviço Especializado em Reabilitação promove festa de Páscoa

sssss

Por: Windson Prado

28/03/2018 - 20:03 - Atualizada em: 30/03/2018 - 15:36

A manhã desta quarta-feira (28) foi bastante diferente para as crianças atendidas pelo SER (Serviço Especializado em Reabilitação) de Joinville. Elas receberam uma divertida festa de Páscoa organizada pelas mães e profissionais da Unidade.

Durante a comemoração os integrantes da Secretaria da Saúde de Joinville e as crianças participaram de brincadeiras como caça aos ovos, pintura no rosto, receberam a visita do coelho da Páscoa e ganharam chocolates e guloseimas.

Criançada ficou animada com o evento | Foto Secom/Prefeitura de Joinville

O evento teve a iniciativa do Grupo de Integração e Socialização, formado por mães, familiares e cuidadores de pacientes atendidos pelo SER Joinville. Além de buscarem doações, o grupo realizou bazar de roupas e acessórios e a renda foi utilizada para a compra dos doces que foram distribuídos entre as crianças e servidos na festa.

Para a terapeuta ocupacional do SER Joinville, Luciane Correia, além de entreter as crianças, eventos como a festa de Páscoa são importantes para promover a socialização e integração entre pacientes, profissionais e a comunidade em geral.

“As crianças esperam pela comemoração das datas especiais. E para elas é muito importante estar no meio da comunidade e participar de atividades não apenas aqui, mas na igreja, na escola, na região onde moram ou em outras festas que acontecem na cidade”, afirma.

Segundo Luciane, nesse tipo de ação as mães dos pacientes também se sentem acolhidas e valorizadas pela ajuda que podem oferecer a outras pessoas: “Temos relatos de mães que querem participar e interagir. Dessa forma, elas têm oportunidade de conhecer melhor a nossa equipe e fortalecer o vínculo com cada profissional. Isso ajuda a melhorar o relacionamento e otimizar os tratamentos dos pacientes”.

A ideia é aprovada pela dona de casa Estelina de Souza Bonfim, mãe da pequena Dorothy de Souza Bonfim. Hoje com sete anos, a menina faz acompanhamento desde os nove meses de idade, o que garantiu a ela mais autonomia e qualidade de vida.

Uma das brincadeira prediletas foi a pintura de face | Foto Secom/Prefeitura de Joinville

“O atendimento do SER Joinville é fundamental para a Dorothy. Ela nasceu com hidrocefalia e meningocele e, quando chegou aqui, não conseguia nem firmar a cabecinha. Hoje consegue andar sozinha, com a ajuda de muletas”, conta Estelina.

Dorothy, que faz hidroterapia, fisioterapia, acompanhamento com psicólogo e terapeuta ocupacional, se divertiu com a festa da Páscoa e garantiu seus chocolates. Para ela, é tudo alegria: “Venho aqui há bastante tempo e o que mais gosto é da atividade na piscina. A festa foi muito divertida e o mais legal foi o coelho”.

*Com informações da Prefeitura de Joinville