Serviço combate fake news sobre saúde

Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

Por: Elissandro Sutil

27/08/2018 - 16:08 - Atualizada em: 27/08/2018 - 16:59

O Ministério da Saúde (MS) abre novo canal de comunicação com a população com o objetivo de combater as fake news sobre saúde. Agora, qualquer cidadão brasileiro poderá adicionar gratuitamente no celular o whatsapp do Ministério da Saúde — (61) 99289-4640.

Ele servirá exclusivamente para verificar com os profissionais de saúde nas áreas técnicas da Pasta se um texto ou imagem que circula nas redes sociais é verdadeiro ou falso. Ou seja, é um canal exclusivo e oficial para desmascarar as notícias falsas e certificar as verdadeiras.

“As notícias falsas são uma praga da modernidade. Vêm sendo usadas de toda forma para manipular, enganar, iludir, prejudicar. No caso da saúde, é muito mais grave, porque a notícia falsa mata”, explica o diretor de Comunicação Social do Ministério da Saúde, Ugo Braga.

O diretor ressalta que o whatsapp é o principal veículo de transmissão das notícias falsas. A saúde, em especial, tem sido alvo de muitas delas.

Informações sem respaldo científico disseminam supostos tratamentos milagrosos para doenças graves como câncer; afirmam que vacinas podem ser prejudiciais à saúde, gerando insegurança e possibilitando o retorno de doenças já erradicadas no país.

Carimbo

O projeto “Saúde Sem Fake News” é organizado pela equipe multimídia do MS. A partir dos recebimentos das mensagens, o conteúdo será apurado junto às áreas técnicas do órgão e devolvido ao cidadão com um carimbo que informa se é fake news ou não.

Dessa maneira, será possível compartilhar a informação de forma segura. As notícias analisadas pela equipe também estarão disponíveis no Portal Saúde e nos perfis do Ministério da Saúde nas redes sociais.

Com informações do Ministério de Saúde

Quer receber as notícias no WhatsApp?