O estudante Allan Scholze, do Senai de São Bento do Sul, conquistou medalha de ouro na ocupação de fresagem CNC na prova seletiva para a WorldSkills Competition. O torneio internacional de educação profissional será realizado em 2019, na cidade russa de Kazan.
A prova foi encerrada nesta sexta (20), em Campinas (SP). Nesta semana, outros três catarinenses disputaram seletivas. Gean Luiz Leorato, de Luzerna, obteve medalha de bronze em tornearia CNC, em Santa Bárbara do Oeste (SP). Já Diovanna Caroline Schell, de Chapecó, e Sabrina Silva de Oliveira, de Blumenau, conquistaram a quarta posição, respectivamente, em web design e tecnologia da moda, em provas realizadas nas cidades de Natal (RN) e Blumenau.
“O treinamento foi árduo, tivemos muitos desafios, o que é bom para a preparação”, falou Allan. “O campeão não se faz sozinho. É resultado do trabalho de uma equipe – professores, treinador –, da família e até mesmo dos amigos”, destacou.
Com o resultado, ele se habilitou para a disputa da vaga brasileira na ocupação, o que vai acontecer até o final do ano.
Como tudo funciona
Da mesma forma que no mundial, os estudantes precisam realizar tarefas relacionadas a cada profissão, o que inclui planejamento e confecção de peças metálicas, de páginas de internet (incluindo design e programação) ou criação e confecção de roupas. Os competidores são avaliados pelo conhecimento e habilidades técnicas, além das competências socioemocionais.
*Com informações de assessoria de imprensa