Qualificar colaboradores para assumirem posições de liderança dentro das empresas: esta é a solução apresentada pelo programa HabilitPRO, formação desenvolvida pelo SENAI-SC para capacitar a mão de obra que já atua na indústria e que formou a primeira turma na tarde desta terça-feira (26) em Blumenau.

Os 27 trabalhadores que receberam seus certificados em uma cerimônia no Espaço Maker do SESI atuam na Altenburg, primeira parceira do SENAI no HabilitPRO. Eles passaram por uma formação de 120 horas na qual desenvolveram diferentes habilidades que utilizam no dia a dia para solucionar questões reais com as quais se deparam no ambiente de trabalho. Ao final do curso, os grupos de trabalho também desenvolveram projetos para solucionar desafios da indústria e apresentaram as conclusões para a direção da empresa.

Coordenador de Educação do Senai, Denis Tavares explica que uma das funções do HabilitPRO é, justamente, sanar um dos principais problemas relatados pelas empresas: a falta de mão de obra qualificada. Além disso, o diferencial do programa é oferecer soluções customizadas para cada empresa a partir de um diagnóstico feito dentro da organização para identificar lacunas e habilidades a serem desenvolvidas.

“Nós aplicamos uma metodologia com uma espécie de gamificação no processo de diagnóstico e que nos possibilita atuar nas competências técnicas e comportamentais. Nós trabalhamos por módulos e ao final temos a apresentação dos projetos de melhorias baseados na realidade daquela indústria”, explica Tavares.

Durante a cerimônia, os seis grupos formados pelos alunos apresentaram diferentes soluções para questões da empresa. Na sequência, os trabalhadores receberam os certificados das mãos do presidente da Altenburg, Rui Altenburg; do coordenador de Educação do Senai, Denis Tavares; do diretor do Sintex, Renato Valim, entre outros gestores e professores que fizeram parte da solenidade.

O presidente da Altenburg encerrou a cerimônia falando aos colaboradores sobre a importância da jornada que todos atravessaram na busca pela qualificação nas posições em que atuam, com os olhos no futuro. “Fico feliz em ver que todos se preocuparam com uma das nossas bandeiras, que é o resultado, porque sem resultado não há progresso. Mas o mais interessante é que vocês se preocuparam com o todo, com todas as nossas bandeiras, que são o cliente, em primeiro lugar; o amor pelo que fazem e o relacionamento com as pessoas; a busca pela excelência, que é o processo de melhoria contínuo; e com o fortalecimento da marca”, destacou.

Para o empresário, investir na qualificação da mão de obra da região também é um papel das empresas, que devem buscar capacitação de qualidade para apostar no futuro da organização. “A Altenburg sempre foi uma empresa que procurou favorecer o desenvolvimento das suas pessoas. Nós temos ciência há muito tempo da importância do conhecimento, do valor das pessoas para se construir algo e esse é o nosso propósito em qualificar cada vez mais o nosso pessoal, para que eles possam desenvolver mais, pois é só através das pessoas que se consegue bons resultados”, declarou.

 

Sobre o HabilitPRO

O programa foi desenvolvido pelo SENAI com uma metodologia que pode ser aplicada a qualquer empresa, pois customiza as ações de acordo com as necessidades de cada organização.

A formação do HabilitPRO tem 120 horas e é dividida em quatro etapas:

  • Diagnóstico:identifica as lacunas e as habilidades a serem desenvolvidas;
  • Criação da Trilha: desenvolve o processo a partir das necessidades identificadas;
  • Execução do curso: os módulos são flexíveis e atendem a disponibilidade da organização;
  • Validação Prática: é o momento da aplicação das habilidades desenvolvidas no trabalho diário.

As etapas de Diagnóstico e Criação da Trilha não têm custo para as empresas e vão definir os rumos do processo a ser aplicado. As empresas que tenham interesse em participar do programa e oferecer a capacitação aos colaboradores podem entrar em contato diretamente com o SENAI de Blumenau pelo número (47) 9 8422-7314 com Fernanda Reiter ou pelo e-mail fernanda.reiter@fiesc.com.br.

Receba as notícias de Blumenau e região pelo WhatsApp clicando aqui.